Conheça a EtecPonkan 2007
Veja
também: Confira a abertura da EtecPonkan Como maior produtor de tangerina Ponkan do Estado do Rio e 7º maior do Brasil, Teresópolis promoveu, mais uma vez, um ciclo de palestras e seminários voltados ao cultivo e comercialização da fruta. O 4º
Encontro Técnico da Tangerina Ponkan - EtecPonkan 2007 aconteceu em Pessegueiros,
área rural da cidade, de quinta a sábado, dia 14 de julho. Na área da educação, concurso de Desenhos e Logotipos dos alunos da área rural, para eleger os talentos locais.
No sábado, as apresentações ficaram por conta das
escolas Estolino Peixoto e Mariana
Leite, na tradicional Festa da Ponkan.
As palestras abrangeram todos os aspectos da
ponkan, do plantio até a comercialização.
No primeiro painel do evento, foram abordados
temas específicos para os produtores de ponkan, falando sobre pragas e doenças
na cultura da fruta.
No segundo dia, o foco da primeira palestra foi
a agroecologia, com destaque para os produtos orgânicos. Preocupados com os pequenos agricultores, que compõem toda a agricultura de Teresópolis, temas como cooperativismo, agricultura familiar e financiamento também foram tratados nos painéis que compõem a EtecPonkan.
Além das palestras e seminários técnicos para
os agricultores, estão
programadas visitas a propriedades rurais de Teresópolis, mostrando a beleza e a
capacidade de nossa zona rural. Durante os dias da Etec Ponkan, que acontecem no Nikkei Clube, em Pessegueiros, produtos típicos feitos de Ponkan foram vendidos. Aliando o sabor da tangerina Ponkan, originária da Ásia, e a criatividade tipicamente brasileira, são criadas diversas delícias, entre doces, compotas e geléias.
Este
é o caso da torta de ponkan da foto ao lado, servida no café-da-manhã da
abertura do evento, confeccionada por José Teixeira de Barros, que transforma
produtos naturais e orgânicos em delícias. Vale lembrar que os eventos fazem parte das comemorações dos 116 anos de Teresópolis. Teresópolis é responsável pela maior produção de ponkan no estado e a sétima do Brasil. A área colhida foi de 480 hectares, enquanto a área total do estado foi de 1.674,9 hectares. O número de produtores de tangerina ponkan do município, 600, também é o maior do estado, que registra 920 produtores de ponkan. Confira como foi a programação de Palestras e eventos:
Programação da Festa da Ponkan (sábado, 14 de julho): 13h00 - Apresentação Escola Municipal
Estolino Peixoto
Veja
também: Confira a abertura da EtecPonkan Portal Terê |