Portal Terê - Parceiro oficial da EtecPonkan 2008

 

 

EtecPonkan para leigos

Você sabe identificar uma tangerina Ponkan? Conheça todos os detalhes

Clique para ampliar - Foto: Portal TerêUm dos maiores eventos especializados na Tangerina Ponkan, o EtecPonkan 2008 acontece nos próximos dias 26 e 27 de junho em Pessegueiros, área rural de Teresópolis, trazendo para o homem do campo informações, novidades e tecnologias para uma melhor cultivo e comercialização da fruta. Teresópolis, maior produtor de Ponkan do Estado e 7º maior do Brasil, cultiva grande parte da fruta que é consumida em todo o país.

Clique para ampliar - Foto: Portal TerêMas e você, teresopolitano e visitante de nossa cidade, sabe identificar uma tangerina Ponkan? Conhece os produtos derivados da fruta? E seu importante valor nutricional e medicinal?

O Portal Terê, parceiro oficial da EtecPonkan, traz para você, que não é agricultor mas também quer saber mais sobre a tangerina ponkan, alguns detalhes da fruta e de seus derivados, com o auxílio do Secretário de Agricultura, Sandro Dias. Acompanhe:

Características da Ponkan

Originária da Ásia, este grupo de tangerinas constitui-se num dos mais cultivados no mundo. É também o mais popular no Brasil, representando, em 2001, 60% dos plantios dentro do grupo das tangerinas. As tangerinas constituem o segundo grupo de frutos cítricos mais importantes na citricultura mundial, ocupando a maior faixa de adaptação climática entre os citros cultivados (tolerantes a níveis baixos e altos de temperatura ambiente).Acima, uma ponkan, abaixo, uma tangerina comum - Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Saiba reconhecer uma ponkan diante de outras tangerinas: os frutos de Ponkan são grandes, de forma globosa e moderadamente achatada, (próximo a 26 cm de circunferência), com casca pouco aderente (fácil de tirar com as mãos) e sabor bastante doce, o que os torna uma delícia para consumo in natura. A fruta possui polpa alaranjada e macia, poucas sementes, sabor e odor suaves.

A árvore da Ponkan é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira. A maturação dos frutos é de precoce à meia-estação, ocorrendo entre os meses de abril a junho.

A Ponkan é excelente fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Solange e Cláudia da Paróquia de
São Charbel - Ponkan de todas as formas

Produtos de Ponkan

Além do consumo in natura da fruta, existem diversas delícias feitas a partir da tangerina Ponkan, alguns expostos nos stands de alimentação da Etec Ponkan, como mostram as fotos do evento do ano passado: Coquetel, Geléia, Compota, Licor, Pão, Rocambole, Tortinha e até "Cocada" de Ponkan!

Clique para ampliar - Foto: Portal Terê

Luciene e Rose - Escola Estolino
Produtos de Ponkan

A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos.

O magnésio tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.

A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose.

É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Números da Ponkan no Brasil e em Teresópolis

Teresópolis é responsável pela maior produção de ponkan no estado e a sétima do Brasil. Segundo informações da EMATER-RIO – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, o município teve em 2006 uma produção de 15.360.000 toneladas de tangerina ponkan, ou seja, um terço do que foi colhido, 45.485.800t. Já a área colhida em Teresópolis foi de 480 hectares, enquanto a área total do estado foi de 1.674,9 hectares. O número de produtores de tangerina ponkan do município, 600, também é o maior do estado, que registra 920 produtores de ponkan.

Portal Terê (com informações da Sec. de Agricultura e de sites especializados)