PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - NOTÍCIAS

 

GUIA
COMERCIAL
Anuncie Eventos Classificados FALE
CONOSCO

Teresópolis na busca por um turismo acessível e inclusivo

Encontro reuniu especialistas, guias e representantes do setor

Secretária municipal de Turismo, Nina Benedito no evento - Foto: AsCom PMT

Teresópolis, 16/05/2025 - Com o compromisso de tornar Teresópolis uma cidade inclusiva para os visitantes, a Secretaria de Turismo esteve, na quinta-feira, 15/05, na palestra 'Acessibilidade no Turismo', promovida pela organização social Luna Educa.

Realizado na Toca da Cigarra, no Parque do Imbuí, o evento reuniu guias de turismo, turismólogos, operadoras e representantes do poder público para um diálogo fundamental sobre inclusão, empatia e transformação no setor turístico.

A secretária municipal de Turismo, Nina Benedito, compôs a mesa de abertura ao lado de Gleyson Rocha, presidente da Luna Educa, reforçando o posicionamento da atual gestão em prol de um turismo acessível. 'É essencial que Teresópolis se posicione como um destino acolhedor e inclusivo. Iniciativas como esta palestra são cruciais para sensibilizar e capacitar nossos profissionais e prestadores de serviço, garantindo que o turismo seja, de fato, para todos”, afirmou.

Atitude

Ao longo da programação, especialistas abordaram diferentes aspectos da acessibilidade, indo além das adaptações físicas e colocando em foco o comportamento e a mentalidade dos profissionais do setor.

A psicóloga Priscila Caldas, referência em projetos voltados para mães atípicas e suas famílias, abriu a roda de conversas com a palestra 'Acolhimento e Sensibilização', destacando a importância da escuta ativa e do entendimento sobre as reais necessidades dos visitantes. 'É ouvindo o outro que a gente sabe como a gente conduz as nossas ações', afirmou.

Capacitação e empatia

O guia de turismo e presidente da Associação de Guias de Turismo de Teresópolis (AGTT), Henrique Silva, reforçou a necessidade de capacitar os profissionais da área. 'O guia precisa entender sobre empatia, sobre estar no lugar do outro. É essencial compreender o universo de uma pessoa cadeirante, deficiente visual ou com qualquer necessidade especial para oferecer um atendimento digno e respeitoso.'

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2025
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui