PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - NOTÍCIAS

 

GUIA
COMERCIAL
Anuncie Eventos Classificados FALE
CONOSCO

Conferência Intermunicipal de Economia Solidária em Teresópolis

Aprovadas 37 propostas e eleitos 26 delegados para a etapa estadual

Participantes de Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro e Guapimirim - Foto: AsCom PMT

Teresópolis, 26/07/2024 - A Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária, realizada em Teresópolis, aprovou 37 propostas e elegeu 26 delegados de Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro e de Guapimirim para a Etapa Estadual.

Aberta de forma virtual no sábado, 20/07, e concluída nesta segunda-feira, 22/07, na modalidade presencial, a 4ª Conferência Intermunicipal de Economia Popular e Solidária reuniu 64 participantes de Teresópolis, Nova Friburgo, Sumidouro e de Guapimirim e contou com a presença de representante da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES)/Ministério do Trabalho e Emprego.

Organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em parceria com o Fórum Popular de Economia Solidária (ECOSOL) do Município, o encontro presencial aconteceu na Prefeitura de Teresópolis.

Foram aprovadas 37 propostas de políticas públicas em cinco eixos temáticos propostos pela 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária: realidade socioambiental, cultural, política e econômica; produção, comercialização e consumo; financiamento: crédito e finanças solidárias; educação, formação e assessoramento técnico; e ambiente institucional: legislação, gestão e integração de políticas.

Dos 36 delegados inscritos, foram eleitos 26, entre titulares e suplentes, para representar a região na Etapa Estadual, prevista para acontecer entre os meses de outubro e novembro.

Propostas aprovadas

Foram aprovadas 37 propostas, distribuídas por segmentos. Na agricultura familiar, destaque para a criação de um entreposto de aproveitamento de resíduos resultantes da agricultura familiar e para a regularização fundiária de forma desburocratizada, a fim de facilitar o cadastro dos agricultores em órgãos como INCRAl. Na gastronomia solidária, é solicitada a capacitação de merendeiras para aproveitamento total dos alimentos, sem desperdício.

No setor de artes manuais, uma das propostas aprovadas é a de criação de um Centro Público Multifuncional para abrigar todos os que trabalham com a economia informal e solidária da cidade.

Entre as proposições do segmento de reciclagem e resíduos sólidos estão a formação de base específica no CRAS Fischer, em Teresópolis, com infraestrutura para atendimentos de saúde física e mental dos catadores de materiais recicláveis, e a transformação do entorno do aterro do Fischer em espaço modelo para as atividades de usina de compostagem e de transformação de material reciclado, com área de visitação e ponto de venda de artesanato sustentável.

No segmento da comunidade LGBTQIA+, as propostas aprovadas destacam parcerias entre poder público e iniciativa privada para qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, promoção da saúde com serviços especializados e ações de defesa de direitos e de combate ao preconceito.

Todos os setores aprovaram a criação do Selo de Economia Solidária, para facilitar a comercialização da produção.

Portal Terê com informações da AsCom PMT

Siga o Portal Terê na redes sociais:

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2024
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui