PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

II Congresso Médico da ACAMERJ em Teresópolis

Troca de conhecimento em diversas especialidades médicas

II Congresso Médico da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - foto: Unifeso
Teresópolis, 09/05/2018 -
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu nos dias 26, 27 e 28 de abril o II Congresso Médico da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (ACAMERJ). O encontro proporcionou debates e muita troca de conhecimento em diversas especialidades da área médica, reunindo profissionais de grande prestígio nacional e internacional, professores e estudantes da Saúde.

As atividades foram abertas em cerimônia realizada no dia 26 de abril, com a ilustre presença de acadêmicos da ACAMERJ, entre eles, o atual Presidente, Dr. Luiz Augusto de Freitas Pinheiro. “O congresso foi idealizado e organizado para enfocar a Medicina - tanto em seu lado humano, o da arte, quanto no seu perfil tecnológico, o da ciência, considerando o seu lema: Medicina e seus desafios: um olhar para o futuro”, discursou o presidente da ACAMERJ.

Na oportunidade, o Dr. Luiz Augusto Pinheiro passou para as mãos do professor Marco Antonio Naslausky Mibielli, diretor/presidente do Núcleo de Teresópolis da ACAMERJ e presidente do II Congresso, uma bandeira confeccionada pela Academia a ser fixada em uma haste no UNIFESO, representando o núcleo regional. “Foi uma honra ter o convite para organizar este evento em Teresópolis, e nada melhor do que realizar dentro de uma Instituição de ensino médico na qual sou professor emérito”, declarou o professor Mibielli.

Junto os acadêmicos Luiz Pinheiro e Marco Mibielli, compuseram a Mesa de Abertura seus ‘confrades’ e médicos Anibal Gil Lopes, Omar Lupi da Rosa Santos, Anibal Gil Lopes e Luiz José Martins Romeo Filho, também acadêmicos titulares da ACAMERJ; além de Rômilo Tassara, representando a Academia, Carlos Romualdo Barbosa Gama, presidente da associação médica de Teresópolis; João Maria Ferreira, diretor do Hospital São José; e o professor Rodrigo Siqueira Batista, o conferencista da noite.

Do UNIFESO, foram convidados à mesa os professores Manoel Pombo, coodenador do curso de Medicina; Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Rosane Rodrigues Costa, diretora do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO).

“Temos o grande prazer em apoiar este evento. Que as nossas representações possam trabalhar promovendo essa integração e em prol dos médicos do nosso estado”, declarou o professor Manoel Pombo, na qualidade de presidente de honra do evento. “O II Congresso Médico da Acamerj será sempre lembrado por quem teve a oportunidade de participar. A organização do evento não mediu esforços para trazer grandes especialistas em diversas áreas da Medicina. Poder falar sobre a interface entre a Medicina e a Arte, abordando o tema Psicose e Arte, foi um prazer imenso. Pudemos fazer uma viagem pela vida de Van Gogh, trazendo algumas de suas obras e locais por onde passou, correlacionando com a psicopatologia apresentada por ele”, contou a professora Cristiane Pimenta, Psiquiatra e organizadora do evento.

A Medicina e a Arte também foram correlacionadas através da exposição "Esquizofrenarte" (foto abaixo), do artista Francesco Cittadino Jr. “Através da exposição pude comunicar as pessoas, por meio da minha arte, os sintomas da esquizofrenia, que é uma doença da qual eu sofro. Agradeço esta oportunidade ao UNIFESO e espero que os preconceitos em relação às doenças mentais, assim como todas as demais formas de preconceito, acabem", explicou Francesco.Exposição "Esquizofrenarte" - Foto: Unifeso


"O II Congresso Médico da ACAMERJ contou com a participação dos mais renomados médicos das várias áreas da Medicina. Foi uma experiência incrível para os estudantes e médicos, que tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos ao prestigiar um evento de altíssima qualidade", avaliou Pâmella Gabriele Freitas da Silva, presidente da Liga de Pediatria e da Liga de Psiquiatria/Saúde Mental de Teresópolis, que fez parte da organização, na Comissão Social, secretaria e coordenação, “junto a uma equipe tão integrada, organizada e empenhada”, disse.

Fonte: Unifeso / Giovana Campos
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui