PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

 

Prefeito e equipe vivenciam dificuldades em calçadas

Simulação mostrou os desafios das pessoas com deficiência

Prefeito em exercício Sandro Dias vivencia dificuldades - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 01/12/2017 -
Resultado de parceria entre a Prefeitura, a FIRJAN e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o Programa Calçada Acessível teve mais duas etapas nesta semana.

Coordenada por Luiz Gustavo Guimarães, arquiteto regional do Rio de Janeiro da ABCP, na quarta-feira, dia 29, a sensibilização começou na Escola Municipal Maçom Lino Oroña Lema, na Tijuca, reunindo o prefeito em exercício Sandro Dias e diversos secretários municipais. Utilizando três cadeiras de rodas, os participantes vivenciaram situações reais pelas ruas do centro da cidade.

Também participaram Sérgio Ponciano e Jarbas Carvalho da Silveira, presidente e integrante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.

Seguido por agentes da Guarda Civil Municipal, o grupo viveu na prática os desafios enfrentados por pessoas com deficiência física e visual no seu dia a dia. A ação aconteceu em trechos da Rua Prefeito Sebastião Teixeira, Praça Baltasar da Silveira, Avenida Delfim Moreira, Rua Duque de Caxias e Avenida Lúcio Meira até o Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas (antigo Fórum). Em pauta, a coleta de dados para a criação de um manual com a definição de um padrão de calçadas para o município.

“Só passando por esses momentos para entender, na prática, as dificuldades das pessoas com deficiência”, assinalou o prefeito em exercício Sandro Dias, que fez o trajeto em cadeira de rodas e utilizando venda e bengala. “Vamos estudar soluções, buscar experiências técnicas de outros municípios e da ABCP, transformar em legislação e procurar apoio para implantar o programa o mais rápido possível. O objetivo do Governo é dar melhores condições de mobilidade a essas pessoas”, acrescentou.

Orientação técnica

Nesta quinta-feira, dia 30/11, aconteceu uma capacitação, na Prefeitura, com equipes técnicas de 16 secretarias municipais e também da Procuradoria Geral e da Ouvidoria. O objetivo foi orientar os profissionais responsáveis pela elaboração de projetos e obras do município sobre a importância de melhorar a qualidade das calçadas, com padronização e acessibilidade, principalmente para idosos e pessoas com deficiência, visando a inclusão e a melhor qualidade de vida. Marcaram presença os secretários municipais Alfredo Ventura (Obras), Aníbal Ornelas (Defesa Civil e Segurança Pública), Eveline Cardoso (Educação), André Carvalho (Agricultura), Márcio de Paula (Cultura) e Marcus Vinicius Ramos (Trabalho).

“Agradecemos a participação do prefeito de Teresópolis. É um dos prefeitos que mais vem participando das fases do programa”, destacou Luiz Gustavo Guimarães, arquiteto regional do Rio de Janeiro da ABCP. “Todas as dificuldades enfrentadas foram anotadas pelos técnicos para que futuros projetos sejam melhorados na questão da acessibilidade, de acordo com a Norma Técnica 9050/2015”, concluiu.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui