Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Estudantes universitários no combate ao AVC

Realizada ação de saúde na Feirinha de Teresópolis


Teresópolis, 01/11/2017 -
A Associação Mundial do AVC determinou o 29 de outubro como Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral e, em alusão à data, estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizaram no dia anterior, 28/10, uma ação em combate à doença na Feirinha de Teresópolis.

A iniciativa foi da Liga de Neurologia de Teresópolis, através do UNIFESO e da IFMSA Brazil (Associação vinculada à International Federation of Medical Students’ Association – IFMSA, da América Latina).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o AVC é uma das principais causas de mortalidade e sequelas no Brasil.

A identificação precoce dos sintomas é determinante para evitar danos ao cérebro. A dona de casa Maria da Graça Calheiros, veio do Rio de Janeiro visitar Teresópolis e aproveitou para verificar a pressão. “É muito bom ter essa oportunidade de se cuidar, estão de parabéns”, disse.

De acordo com a estudante Renata Ribeiro, a população aderiu a iniciativa e muitas pessoas dedicaram um pouco de tempo e atenção à campanha. “Aferimos pressão e entregamos panfletos informando a identificação dos principais sinais e quais são os principais grupos de risco”, contou Renata. Também participou da ação o estudante Fellipe Batista que, como membro da IFMSA Brazil, está interligado a estudantes de Medicina de todo o país para fazer a diferença na sociedade e na formação médica. “Nosso trabalho é voltado à medicina preventiva. Temos como lema ‘Estudantes de Medicina que fazem a diferença’, pois estamos sempre agindo de forma que possamos contribuir para a sociedade”.

“Além de contribuir para a conscientização da população sobre a doença, do ponto de vista acadêmico os estudantes que já viram no curso esta questão de hipertensão e diabetes agora têm a oportunidade de entender melhor o que leva os pacientes a terem o AVC”, observou o professor Reginaldo Guimarães, docente dos cursos de Medicina e Enfermagem, que acompanhou os estudantes.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui