Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Sandro Dias participa de seminário sobre gestão fiscal

Evento aconteceu na sede da Firjan no Rio


Prefeitos e secretários participam da oficina de boas práticas - Foto: Renata MelloTeresópolis, 18/10/2017 -
O prefeito em exercício Sandro Dias, acompanhado do secretário municipal de Controle Interno, Nilton Canto, e da subsecretária de Planejamento, Yára Medeiros, participou nesta segunda, dia 16/10, do seminário ‘Pacto pelo Compromisso com a Gestão Fiscal dos Municípios do Rio de Janeiro’.

A realização foi da FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e da organização Comunitas. Em pauta, o grave desequilíbrio fiscal na maioria das cidades brasileiras e a necessidade urgente do ajuste das contas públicas.

Participaram prefeitos e secretários das áreas financeira e orçamentária do estado do Rio, debatendo soluções para o ajuste das contas públicas no âmbito municipal.

“Excelente oportunidade para a troca de experiências com gestores que passaram por situações de dificuldade e venceram a crise. As iniciativas e ações adotadas por eles podem servir como instrução aos que ainda buscam o caminho da superação e do equilíbrio fiscal”, avaliou Sandro Dias, prefeito em exercício de Teresópolis.

Durante o seminário, a subsecretária de Planejamento de Teresópolis participou da oficina de boas práticas. “Foi um encontro bastante proveitoso, onde tivemos a oportunidade de, dentro do tema equilíbrio fiscal nos municípios, conhecer técnicas de gestão financeira, eficiência em despesas e eliminação de inconsistências na folha de pagamento. Em um momento de tantas dificuldades para o setor público, é nosso dever buscar e implementar ações para melhorar a eficiência no uso dos recursos públicos”, destacou Yára Medeiros.

De acordo com dados do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), dos quase 4.500 municípios analisados em todo o país, 86% apresentaram situação fiscal difícil ou crítica e apenas 14% estão em situação boa ou excelente. No estado do Rio, apenas 11% das prefeituras tiveram avaliação positiva.

Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional dos Prefeitos e atual prefeito de Campinas/SP, destacou que a população sente quando há escassez de recursos ou os mesmos são mal administrados. Em contrapartida, uma gestão eficiente pode ser motivadora.

Entre os destaques de boa gestão do IFGF estão as cidades de Niterói, Paraty e Manaus, com avanços marcantes em suas colocações nos últimos quatro anos. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, apresentou exemplos de boas práticas de gestão na capital do Brasil mais bem avaliadas no IFGF. O bom desempenho da capital amazonense combinou aumento de arrecadação e investimentos.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui