Teresópolis toda na Internet

 

 

Teresópolis vai às urnas em 2012

Eleições diretas para prefeito

Figura ilustrativa
Teresópolis, 07/12/2011
- Cumprindo a lei com rigor, e surpreendendo muita gente que acreditava na continuidade do Prefeito Arlei no cargo, até as eleições de outubro de 2012, o colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) decidiu, por unanimidade, em sessão realizada na noite desta terça-feira que o município de Teresópolis terá eleições suplementares para a escolha do novo prefeito e vice-prefeito.

As eleições já estão marcadas para o dia 05/02/2012. O pleno do tribunal decidiu pela eleição direta, considerando que o afastamento definitivo do prefeito Jorge Mário, cassado em agosto último, resultou na dupla vacância do Poder Executivo de Teresópolis, já que o vice-prefeito, Roberto Pinto, morreu de infarto no dia 7 de agosto, dois dias após assumir a prefeitura interinamente.

O colegiado do tribunal também apreciou a Lei Orgânica do município, que prevê a realização de novas eleições em 90 dias, em caso de dupla vacância nos três primeiros anos do mandato. Além disso, em decisão recente, o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, se posicionou, em hipótese assemelhada, “pela necessidade de eleição suplementar direta, em respeito à máxima efetividade da soberania popular”.

Candidatos

Os postulantes ao cargo precisam já estar filiados ao partido político a que pertencem, por pelo menos um ano antes das eleições. Isso inviabiliza algumas candidaturas esperadas e certamente farão surgir novas candidaturas para o pequeno mandato de menos de um ano. Um dos possíveis candidatos é o verador Arlei, atual prefeito.

Veja também: Arlei fala sobre eleições diretas em fevereiro

Portal Terê - Com informações da Agência Brasil
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui