Teresópolis toda na Internet

 

 

Sistema de Alerta e Alarme de Chuvas

Teste realizado em 5 comunidades

Foto: Davi Almada
Teresópolis, 16/11/2011
- A Prefeitura realizou, neste domingo, dia 13/11, nas comunidades do Fischer, Vale da Revolta, Caleme, Perpétuo e Rosário, um exercício simulado do Sistema de Alerta e Alarme no município.

A ação teve grande participação da população, com 2017 pessoas, sendo: 436 no Rosário, 366 no Perpétuo, 655 Caleme, 167 no Fisher e 393 no Vale da Revolta. Na ocasião, as sirenes instaladas nas comunidades foram acionadas, solicitando que os moradores saíssem de suas casas e se dirigissem para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil.

Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de alerta.

Por meio de aparelhos celulares eles serão avisados quando as chuvas atingirem níveis críticos. Com o auxílio do aviso emitido pelas sirenes, serão responsáveis por conduzir os moradores aos locais seguros. Os moradores aprovaram o exercício e serão multiplicadores das informações que receberam em suas comunidades.

O exercício simulado do Sistema de Alerta e Alarme contou com o apoio do Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, grupo de Rádio Amadores e dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil).

Funcionamento do Sistema de Alerta e Alarme

A situação climatológica e geológica do estado do Rio de Janeiro é analisada pelo Centro de Comando do Rio de Janeiro, composta por várias entidades como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil do Estado, o Simerj (Sistema de Meteorologia do Rio de Janeiro) e o DRM. Os estágios de vigilância são analisados conforme a intensidade das chuvas: se as chuvas ultrapassarem 20mm por hora, entra-se no estágio de atenção; se ela evoluir para 40mm, é iniciado o estágio de alerta; e, acima de 50mm por hora, as sirenes e todo o sistema é acionado.

Com o disparo do alarme, os moradores devem se dirigir a um dos pontos de apoio do município, onde a população fica em um primeiro momento, até que se reduza o nível da chuva para que a Defesa Civil faça uma vistoria na casa das pessoas, verificando se elas podem ou não voltar para suas residências sem risco.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui