Cultura nos Bairros e Cultura de RaizProjetos foram até Posse e Caleme
“O projeto Cultura de Raiz define bem as intenções do Governo Jorge Mario com a cultura em Teresópolis. Ele dá palco para os artistas, valoriza os artistas populares e descobre os talentos escondidos nos diversos cantos do município. Da mesma forma atua o Cultura nos Bairros, levando arte, entretenimento e conhecimento às comunidades afastadas do centro, alegrando as famílias com atividades saudáveis nas tardes de domingo”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Sob o comando do engenheiro agrônomo Beto Selig, com coordenação do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, o evento reuniu artistas convidados e também abriu espaço à participação da comunidade. Moradora do bairro, a cantora e repentista Wanda Pinheiro abriu o evento, contando com o carinho do público conhecido. O palhaço Zé Futrica se apresentou em seguida, alegrando principalmente a criançada.
Formado pelas adolescentes Mariana Araújo, Thaís de Jesus, Jéssica Costa e Pâmela Costa, o grupo fez uma apresentação de dança, com repertório de axé. “Ótimo participar. Foi uma oportunidade para que o grupo pudesse se apresentar. Isso é importante para fortalecer e divulgar o nosso trabalho”, comentou Mariana, integrante do grupo, que já havia se apresentado ano passado durante visita do projeto Cultura nos Bairros ao Campo Grande. Professor de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino, Carlos Brunno recitou a poesia ‘Três Poemas’, de autoria própria, como forma de homenagear a comunidade. E, em seguida, Bulo Fialho animou o público apresentando números de congada. Genaro da Zabumba, Arnaldo Almeida, Marcos André, Lucas, Maria Eduarda Fernandes, Gisele Rosini e Andrea Sant’Anna acompanharam o cantor. A noite teve ainda uma canja do cantor Frank e dos acordeonistas Candido Neto e Zé Quirino, que animaram o público com forró após o fim das apresentações, encerradas em virtude da chuva. Os moradores aplaudiram a atração. “Gostei muito. Poderia ter um evento como este a cada mês aqui, já que temos poucas opções. Hoje, eu tinha planejado ir ao centro da cidade com as crianças. Quando soube, fiquei por aqui e me diverti muito. Nota 10”, comentou Lucineia Bernardes.
No domingo, 21, foi a vez do Caleme curtir uma tarde de festa com a trupe do projeto Cultura nos Bairros. As atividades foram realizadas no ponto final do ônibus do bairro e começaram com o teatro de rua, incluindo improviso e interação entre artistas e comunidade. Logo depois, os agentes culturais Gisele Rosini, Sérgio Moraes, Maura Ferreira, Thiago Hausen e Diego Prata encenaram o espetáculo ‘Transitando’, que vem fazendo sucesso nas comunidades. Composto por esquetes, o espetáculo aborda as questões ligadas à educação no trânsito, como a direção defensiva e o perigo da combinação álcool x direção. Fazendo dobradinha, Wanda Pinheiro abriu as apresentações musicais no Caleme, contando com a parceria do professor Ayrton Rebello. O grupo ‘As gatinhas’ também saiu do Campo Grande para se apresentar novamente, desta vez no Caleme, com números de axé. Paulo Medeiros alegrou a comunidade com sucessos do Grupo Raça Negra. Entre uma atividade e outra, o agente cultural Alexandre Zigoto divertiu a plateia com exibição de malabares. Coordenadora do projeto, a professora Adalgisa de Carvalho encantou as crianças com o conto popular africano ‘O caçador e o terrível pássaro negro’. Encerrando as atividades, foi a vez do Grupo Cor Agire, que também arrancou aplausos do público com canções de MPB. Formada por Alexandre Aquino, Allan Filho, Diego Caruso e Henrique Natureza, a banda fez sucesso com clássicos como ‘Casa’, de Lulu Santos, ‘Pescador de Ilusões’, de O Rappa, e ‘Lilás’, de Djavan. Mais uma vez, o evento agradou o público presente. “Muito gostoso passar uma tarde de domingo com atividades como esta. É difícil termos aqui uma programação assim. Parabéns”, elogiou Vânia Machado. “Foi maravilhoso, principalmente para as crianças. Elas adoraram”, acrescentou a cunhada de Vânia, Sandra Machado.
Promovido pela Prefeitura, através da
Secretaria de Cultura, sob a coordenação dos professores Ayrton Rebello e
Adalgisa de Carvalho, também em parceria com o Padec, o Cultura nos
Bairros tem por objetivo levar atrações artísticas e culturais às
comunidades, em praça pública, principalmente nos bairros mais afastados
do centro, sempre nas tardes de domingo. Lançado em 2009, o projeto
Cultura nos Bairros visitou 18 comunidades no ano passado e, este ano, a
equipe já esteve nas localidades de Santa Cecília, Granja Guarani, Salaco,
Araras, Vargem Grande, Pimentel, Canoas, Pinheiros, Água Quente,
Pessegueiros, Quinta Lebrão, Prata dos Aredes, Vila Muqui, Três Córregos,
Coreia, Venda Nova e Caleme. |
|
|
|
|||||||
Copyright Portal Terê ® Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010 Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui |