Nova etapa do Orçamento ParticipativoReunião após fim das plenárias do interior Teresópolis, 09/09/2010 - Acontece neste sábado, 11 de setembro, a reunião dos 79 delegados e delegadas eleitos durante as dez plenárias do Orçamento Participativo 2010/2011, realizadas entre os meses de agosto e setembro, na cidade e no interior. Marcado para as 9h, o encontro será realizado no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea). “Esta reunião servirá para que os 79 delegados e delegadas conversem com representantes da Secretaria de Planejamento sobre as demandas apontadas pelos moradores das regiões do OP”, explica a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato.
As
plenárias do Orçamento Participativo aconteceram entre 4 de agosto e 4 de
setembro em cada uma das dez regiões em que a cidade foi dividida,
reunindo 905 moradores. Eles definiram democraticamente as necessidades de
cada bairro e localidade, votando nas demandas prioritárias. As propostas
terão a sua viabilidade avaliada para serem incluídas no Orçamento
Municipal de 2011. Realizadas nos dias 3 e 4 de setembro, nas localidades de Venda Nova (3º Distrito) e de Providência (2º Distrito), as plenárias das Regiões 9 e 10 encerraram o ciclo de reuniões populares do Orçamento Participativo 2010/2011. “Consideramos que este segundo ano do Orçamento Participativo marca a consolidação deste processo em Teresópolis. Pelo histórico de experiências de OP em outras cidades, sabíamos que o segundo ano era o mais difícil, visto que a população ainda não conseguiu ver executadas todas as obras reivindicadas no ano passado. Entretanto, a presença de um número de moradores muito próximo ao de 2009 demonstra que a ideia da participação popular chegou para ficar”, avaliou a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato.
Plenária em Venda Nova Os moradores puderam expor suas propostas. Essas demandas foram submetidas à votação. A proposta mais votada pelos participantes da plenária foi relacionada a tratamento de esgoto, com 32 votos. Em segundo lugar, com 18 votos, ficou a instalação de uma área de cultura, esportes e lazer na região. Asfaltamento de pontos críticos das estradas vicinais, ampliação de vagas em creches e pré-escolas e programa de educação ambiental para os produtores rurais também receberam votos. Durante a reunião, também foram escolhidos os delegados a que a região tem direito. Foram eleitos Fernanda de Lima Oliveira, Manuel Gonçalves Cunha, Roberto Selig, Deneci Tavares, Vicente Albuquerque, Marcelo Montemario, Márcia Helena Ribeiro, José Mariano e Isabel Maria Kwiatkowski. Estas pessoas terão a função de estar em contato com a Prefeitura e repassar para os moradores informações sobre o andamento das propostas aprovadas.
Plenária em Providência Os sete delegados que representavam a Região 10 em 2009 foram reeleitos: José Luiz Torres Nunes, Rosângela Maria Moreira de Oliveira, Natália Rocha Nogueira, Ricardo Carregosa, Fábio Branco, Mônica Lima Barros e Sandra Regis Brito. Já o Presidente da Associação de Moradores, Amigos e Produtores Rurais de Fazenda Alpina, Brejal e Parque Boa União, no 2º Distrito, Sidney Paredes, foi eleito como suplente. Durante a plenária da Região 10 do OP, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Antônio da Costa, prestou esclarecimentos sobre a construção do muro de contenção da via de acesso à Escola Municipal Aluízio de Souza Silva, em Providência. Construída às margens da BR-116, na altura do Km 62, e inaugurada em 2008, a escola não entrou em funcionamento por falta da rua de acesso nos padrões do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) ao centro de ensino. “A mão de obra para a construção do muro de contenção da via de acesso à escola foi licitada e a empresa responsável foi contratada. Falta agora realizar um pregão para a compra do material necessário. A intenção é executar a obra o mais breve possível, com recursos da Prefeitura”, informou o Secretário. A Subsecretária de Saúde, Luciana Borges, também participou da Plenária do OP em Providência, quando informou os moradores do 2º Distrito sobre a construção da unidade de saúde solicitada pela região. “Os moradores haviam solicitado a construção de um serviço de pronto atendimento 24 horas, em Providência. Porém, a Prefeitura recebeu recursos de emenda parlamentar, de cerca de R$ 500 mil, destinada à construção de uma unidade básica de saúde. O projeto da obra está em fase de adequação a algumas exigências técnicas feitas pelo Ministério da Saúde. Logo depois das alterações, o projeto será devolvido para liberação do Governo Federal”, esclareceu a Subsecretária. Luciana Borges informou ainda que a Secretaria de Saúde tem planos para ampliar as equipes de saúde da família em Água Quente e Pessegueiros, localidades que compõem a Região 10 do OP. |
|
|
|
|||||||
Copyright Portal Terê ® Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010 Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui |