Teresópolis toda na Internet

 

 

Curso de Reciclagem de Lixo

Inscrições abertas: Projeto Mulher RuralInscrição para o curso de reciclagem de lixo pode ser feita na Secretaria dos Direitos da Mulher - Foto: Marco Esteves

Teresópolis, 31/08/2010 - A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria dos Direitos da Mulher, vem promovendo ações relativas à proteção e promoção dos direitos da mulher, assegurando à população feminina do município novas oportunidades de trabalho e renda.

Uma das ações é o Projeto de Capacitação “Mulher Rural – Tempo de Viver”, realizado desde maio em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e cuja execução tem a responsabilidade técnica do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Atualmente estão abertas as inscrições para o curso de reciclagem de lixo, que podem ser feitas na Secretaria dos Direitos da Mulher, localizada na Rua Heitor de Moura Estevão, 279, na Várzea. O atendimento acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h, e o telefone para informações é 2643-4741. Os documentos necessários são carteira de identidade ou CPF e comprovante de residência. As aulas serão realizadas no mês de setembro, sempre às terças e quintas, das 13h às 17h, na sede da Secretaria dos Direitos da Mulher.

Com o objetivo de fortalecer as mulheres da área rural de Teresópolis, através de iniciativas que permitam sua autonomia econômica, direcionando-as para o setor produtivo, foram realizados três cursos gratuitos: de ervas medicinais e de plantação orgânica – já encerrados – e de floricultura, cujas aulas acontecem no Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 3º Distrito. São dez encontros de quatro horas cada um, para grupos de até 30 participantes.

“Esse projeto foi pensado com o objetivo de ser um olhar diferenciado para as mulheres do campo, geralmente afastadas das políticas públicas. Os cursos têm uma amplitude muito grande, pois qualificam a mulher rural em atividades que possam gerar renda, para que garantam o sustento de suas famílias”, explica a Secretária dos Direitos da Mulher, Norma Suely Gomes dos Santos.

Coordenadora do Sobrado José Francisco Lippi, em Venda Nova, no 3º Distrito, Regina Furtado Lippi Leite já garantiu a sua vaga no curso de reciclagem. “É necessário oferecer esses cursos para as mulheres rurais. É uma forma de geração de renda e de opção de ocupação para as mulheres que trabalham na agricultura”, opina.

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui