Emoção na Exposição dos PracinhasMostra vai até junho, confira
Organizada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, a mostra reúne painéis que narram a 2ª Guerra e a participação dos 22 soldados teresopolitanos que, juntamente a outros brasileiros, fizeram parte do grupo de mais de 25.000 homens da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutou nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, ocorrida de 1939 a 1945.
A inauguração da mostra começou com a apresentação da Banda da Escola Municipal Sakurá, que executou o Hino do Expedicionário, entre outros. Logo depois, o Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, deu as boas vindas aos convidados. “A Casa da Memória tem como objetivo preservar a cultura de Teresópolis. Muito nos orgulha estar aqui hoje, resgatando este importante capítulo da nossa história”, comentou.
Após visitar a exposição, Jair Claussen estava emocionado. “Achei tudo muito interessante. A Secretaria de Cultura tentou disponibilizar tudo. Ficou ótimo. E vendo a mim, meus colegas, medalhas, fotos. Tudo isso traz muitas lembranças”, comentou. Neto de Jair Claussen, o empresário Alessandro Claussen estava orgulhoso. “É uma justa homenagem a todos os ex-combatentes, mas para o meu avô, que ainda está vivo, a ocasião se torna muito mais especial. É maravilhoso ele poder estar aqui pra ver tudo isso de perto”, comentou. Outros pracinhas lembrados na exposição também tiveram familiares presentes à inauguração. É o caso Neuza Pereira Lima, viúva de Ary Pereira Lima, e de Ione e Rogério Jahara, viúva e filho de Victor Jahara. “A Secretaria de Cultura está de parabéns por montar este acervo. Muito bacana. Farei questão de voltar para olhar tudo com mais calma. Esta mostra merece a nossa atenção”, comentou Rogério Jahara. A abertura da exposição contou ainda com a exibição dos documentários ‘O Lapa Azul’, de Durval Jr, que aborda o III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria da FEB, e ‘Herança de Campanha’, depoimento do pracinha teresopolitano Avellar Silva, produzido pela SET Produções. Projetados no salão do 2º piso da Casa da Memória, os filmes foram atentamente acompanhados pelo público. A mostra ‘Pracinhas de Teresópolis – Homenagem aos combatentes de Teresópolis na 2ª Guerra Mundial’ está montada no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso e poderá ser visitada pelo público até 25 de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
Os dois documentários exibidos na inauguração poderão ser vistos pelo público durante todo o período da mostra. Outros dois filmes ainda inéditos também serão projetados: ‘Batalha da Itália’, documentário sobre o Teatro de Operações da Itália, e ‘Rádio Auriverde’, filme de Sylvio Back, sobre a FEB e as relações entre o Brasil e os Estados Unidos durante a 2ª Guerra. Para isso, a Secretaria de Cultura promoverá duas sessões diárias, de segunda a sexta, às 10h e às 15h. Os interessados em assistir os filmes, inclusive escolas, poderão agendar um horário através do telefone 2742-2918. Cada sessão obedecerá a capacidade máxima de 30 expectadores. |
|
|
|
|||||||
Copyright Portal Terê ® Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2010 Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui |