Exposição Coronel ClaussenHistória de Teresópolis na Casa de Cultura
Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através
da Secretaria de Cultura, a mostra reúne documentos, fotografias, genealogia e
objetos ligados à vida do coronel Henrique Fernando Claussen, narrando assim a
trajetória da família Claussen em Teresópolis. A exposição, montada na galeria da casa, foi idealizada pela professora e doutora em artes, Nilza de Oliveira, e seu irmão, o professor de economia Henrique Fernando de Oliveira, bisnetos do coronel Claussen e descendentes de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, em parceria com a chefe do Serviço de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural de Teresópolis, Regina Rebello. O cônsul honorário da Dinamarca, José Luiz de Santana Carvalho, veio a Teresópolis especialmente para prestigiar a exposição, acompanhado de toda a família. “É uma honra estar aqui hoje. Esta exposição é importantíssima por reconhecer o trabalho realizado em Teresópolis pelo Coronel Claussen, um homem que honrou suas raízes dinamarquesas. Agradeço pela oportunidade de estar aqui e parabenizo a Secretaria de Cultura, além das famílias descendentes, por esta excelente iniciativa”, elogiou.
“Para nós, é um grande prazer sediar esta exposição, uma justa homenagem ao Coronel Claussen. Nesta mostra, poderão ser vistos, pela primeira vez, documentos e fotografias de um importante período da história da cidade, incluindo interessantes aspectos da vida do coronel. É o resultado do trabalho de resgate que a Secretaria de Cultura vem realizando desde janeiro de 2009, após mais de 20 anos de negação à cultura. Esta é uma exposição honesta, interessante e será uma ótima oportunidade para descendentes, além de rica fonte de informações para pesquisadores, estudantes e quem aprecia a história de Teresópolis. Espero que todos aproveitem”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres, anfitrião da tarde. Durante o evento, a idealizadora Nilza de Oliveira fez a leitura da carta enviada pelo embaixador da Dinamarca no Brasil, Svend Roed Nielsen, em razão do evento. “Estou muito feliz. A exposição ficou ótima e é motivo de grande satisfação para todos nós”, disse. Destaque ainda para o historiador Jorge Ferradeira, que fez uma apresentação sobre a personalidade do Coronel Henrique Fernando Claussen, e para Amilton Alexandre de Oliveira que, representando a família Oliveira, falou sobre o início da trajetória dos Claussen, emocionando a plateia. Para dar um toque especial ao evento, as meninas Vanessa Fernandes, Vitória Ramos e Helena Ramos, netas da professora Nilza de Oliveira, transitaram entre os convidados vestidas como típicas dinamarquesas, o que chamou a atenção dos presentes. Outro ponto alto da festa foi a apresentação do Subsecretário de Cultura, Ronaldo Fialho, e da psicóloga Solange Fernandes, que recitaram a poesia ‘A Casa dos Sete Cedros’, de Olegário Mariano. Logo depois, foi a vez de Nilza de Oliveira, que recitou a poesia ‘A Toca da Cigarra’, também de Olegário Mariano. As duas poesias tiveram o acompanhamento do violonista Geremias Cruz, professor de violão e flauta da Secretaria de Cultura.
|
|
|
|
|||||||
Copyright Portal Terê ® Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2009 Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui |