Emoção, fé e arte em Teresópolis
"A Paixão de Cristo" emociona
teresopolitanos na Sexta-Feira Santa Um espetáculo de muita fé, emoção e arte. A tradicional encenação da "Paixão de Cristo", que mostra os últimos momentos da vida de Cristo, encheu de emoção o Ginásio Pedro Jahara, que recebe o espetáculo pelo segundo ano.
Milhares de
teresopolitanos lotaram as arquibancadas para acompanhar, através de um show de
luzes, som e talento de atores e profissionais da cidade, os últimos passos de
Jesus antes da ressurreição. Encenando a mais bela e emocionante história da fé Cristã, os atores levaram o público até os tempos antigos da Galiléia.
Entrando em cena com velas, os personagens completaram o clima criado com o
cenário montado na quadra do Ginásio, totalmente transformada para a ocasião. A encenação, feita no estilo "teatro de arena", mais uma vez marcou o espetáculo. Dispostos em um enorme círculo no centro da quadra, os atores se revezavam no centro da arena, reproduzindo as tradicionais estações da Via Crucis.
Além das estações, o
espetáculo também mostrou outras passagens da vida de Cristo, como a cura dos
paralíticos, os 40 dias no deserto, o encontro com Maria Madalena, a morte de
João Batista, entre outros momentos marcantes do Novo Testamento.
O espetáculo de Teresópolis inovou, pelo
segundo ano, com a narrativa feita através da consciência humana de Jesus e do
próprio Deus, evidenciando o lado homem e o lado divino de Cristo. Este ano,
foram introduzidas falas de outros personagens, como Caifás, Pilatos, Maria,
Pedro e João Batista. Também novidade este ano, o Coral Municipal deu um toque especial ao espetáculo, aparecendo como anjos, ao lado de Deus Pai.
O coral também cantou “Oferenda”, tema de Paulo Guerra, sem letra, no final da apresentação, quando Jesus ressuscita e se coloca à direita de Deus Pai. O Espírito Santo, que rondou os personagens durante todo o espetáculo, juntou-se nesse momento aos Dois, formando a Santíssima Trindade.
Com tristeza, as
arquibancadas acompanharam ao lado de Maria, interpretada pela atriz Edinar
Corradini, a crucificação de Cristo. Ao final do espetáculo, aplausos de pé e
exclamações durante vários minutos. Emoção para o público, emoção para os artistas da cidade, que vêem seu trabalho reconhecido por uma grande platéia, através de uma milenar história de Fé. O elenco foi constituído por atores de dez grupos de teatro da cidade (Teatro a Vapor, Fantasia, Arca da Fuzarca, Caixa de Pandora, Hocus Pocus, Patati-Patatá, Mambemberê, Pique-Cola, Pirueta e Malasartes) e a equipe técnica também é toda formada por profissionais que atuam em Teresópolis.
O espetáculo contou ainda com uma equipe técnica formada por Michele Bronstein, Luana Demenjour e Juliana Andrade (coordenação de produção), Luís Fernando Corrêa (iluminação), Patrícia Araújo (sonorização), Xando Pernambuco (adereços), Nadeje Alzuguir (figurinos) e Michel Santana (maquiagem). O cenário é assinado pelo artista plástico Ricardo Guarilha, funcionário da Secretaria de Cultura. Um belo espetáculo reunindo, em uma só noite, muita fé, emoção e talento. Quem foi ao Ginásio Pedro Jahara certamente guardará na lembrança bons momentos.
Confira abaixo mais fotos da
"Paixão de Cristo", que o Portal Terê traz para você:
Veja mais fotos e mais informações, clique aqui Portal Terê |