PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ

Teresópolis na História

GUIA
COMERCIAL
Inicial Eventos Anuncie FALE
CONOSCO


 

Nota da Redação do Portal Terê: Essa pequena mostra de fatos e fotos da história de Teresópolis, Rio de Janeiro, está baseada em obras de autores respeitados e livros do início do século XX. Não pretendemos esgotar qualquer assunto ou nos prendermos à precisão absoluta de dados e fatos que, no nosso entendimento, é responsabilidade dos historiadores e dos autores da época...

A região onde hoje se situa Teresópolis tornou-se conhecida depois que o “inglês” George March nascido e educado em Lisboa, por volta do ano de 1818, adquiriu a fazenda Sant’Anna do Paquequer, de propriedade de D. Luiza Clemente da Silva.

Antiga sede da Fazenda March, depois Domínio de Comary, ampliada e convertida no Patronato de Menores, depois de ter sido Hotel Bebiano, Hotel Bessa e Hotel Angelo.

Após George March ter arrendado uma sesmaria de “quatro léguas quadradas”, ou seja, 174.240.000 metros quadrados na Serra dos Órgãos, a fazenda passou a ser conhecida como fazenda March, fazenda do March ou fazenda dos Órgãos.

A sede da fazenda foi erguida onde hoje se encontra o bairro do alto (foto acima), na Várzea ficava o “campo das éguas” no Quebra-frascos, as lavoras de cereais e batatas, no Imbuí e Posse, os potros e novilhos.

No Imbuhy. Potros e novilhos. Mais tarde, em 1937, o "Therezopolis Golf Club".

Morando em residência confortável, March convidava amigos a fazer-lhe companhia, para que fugissem do calor do Rio de Janeiro. Com a sua chegada, Teresópolis começou a ser conhecida como estância de verão.

Várzea - 6 de julho de 1891 - Praça Santa Tereza, hoje Baltazar da Silveira. Assinatura do Decreto de elevação de Teresópolis a Cidade, pelo Dr. Francisco Portella, então Governador do estado Do Rio de Janeiro.

1) Sr. Figueiredo; 2) Dr. A. Werneck; 3) Sr. Palhares: 4) Pintor Nicoláo Facchinetti; 5) Barão de Mesquita, Presidente da Companhia E. F. Therezopolis; 6) Dr. Francisco Portella, Governador do Estado; 7) Alferes João Chrisostomo; 8) Dr. Godofredo Cunha, Chefe de Policia do Estado, depois Ministro do Supremo Tribunal Federal; 9) Francisco P. dos Santos Leal, pharmaceutico local; 10) Engenheiro Floresta de Miranda; 11) Joaquim de Abreu Lacerda, antigo redactor do Jornal do Commercio; 12) Domingos Moitinho, Director da Cia. E. F. Therezopolis; 13) José Bandeira Vianna, depois Collector Estadual; 14) Capitão Silva Brandão; 15) Major Eloy; 16) Felix Cardoso da Silva, guarda livros da Cia. E. F. Therezopolis.

Todos os terrenos que formavam a sesmaria March, desmembrados em fazendas, sítios e lotes, passaram a centralizar-se nas mãos de um único proprietário, a “Companhia Estrada de Ferro Therezopolis”. Por obrigação imposta por contrato, a Companhia faria a Estrada de ferro e iniciaria a construção da Cidade. Até então chegar em Teresópolis era difícil tarefa (foto abaixo).

Chegando a Teresópolis antes de novembro de 1896. Trecho da Avenida Paquequer - A Liteira e os cavaleiros chegados da Serra para o Hotel Hygino.

Sucessor da Companhia Estrada de Ferro coube ao Sr. José Augusto Vieira a responsabilidade individual da construção da cidade e da estrada de ferro (inaugurada em 19 de setembro de 1908).

Sítio de José Augusto Vieira, construtor da Estrada de ferro, localizado em Quebra-Frascos. (Reprodução de quadro de Nicoláo Facchinetti pintado de 1893).

Confira abaixo outras fotos ligadas ao transporte para Teresópolis no final do século XIX e início do século XX. Os meios de transporte utilizados, ferroviário e rodoviário, enfrentavam em suas construções as dificuldades de construir na serra, em plena floresta.

Teresópolis em 1º de novembro de 1896. Grupo tira foto na Varanda do Hotel Hygino, após a inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Therezopolis, entre Piedade e Raiz da Serra.

Por volta de 1898 o progresso chega à Estrada Direta de March e surge a Estrada das "14 voltas". Posteriormente, em 1920 (foto acima), o desejo de trazer de automóvel a Teresópolis, o Rei Belga Alberto I, a agora já rodovia, ganha grandes melhoramentos.

A partir de 1908, com a chegada dos viajantes pela Estrada de Ferro, procedentes da Raiz da Serra, iniciou-se um período de grande progresso em Teresópolis. A viagem entretanto, não era tão tranquila para os padrões atuais... os passageiros tomavam a barca da Empresa na Praça 15, no centro do Rio de Janeiro, e se deslocavam até o cais de Piedade (em Magé), onde o trem os aguardava para subir a Serra. A viagem do barquinho levava cerca de três horas.

 

'O Presidente' - Vaporzinho da Estrada de Ferro que fazia o transporte de passageiros entre o Rio de Janeiro e o Porto da Piedade.

 

Mesmo com as antigas dificuldades da viagem, Teresópolis sempre teve vocação turística e atraiu visitantes. Seja em construções elaboradas ou no aproveitamento das belezas do Rio Paquequer, a cidade sempre foi um destino de visitantes do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Confira abaixo um pouco da beleza de Teresópolis através das fotos de épocas passadas...

 

Mirante da Granja Guarani (bairro onde hoje se localiza) ou o 'Quiosque das Lendas' é uma antiga atração turística de Teresópolis. O local foi construído por Arnaldo Guinle em 1929, tendo azulejos trabalhados pelo ceramista português Jorge Colaço, pintados em Lisboa. Atualmente encontra-se em estado de abandono.

Alegria das banhistas na Cascata Guarani, no Rio Paquequer, nos anos 30.

Bairro do Alto, década de 30. Praça Maurício de Abreu, onde se achava localizada a Estação da Estrada de Ferro. Hoje Praça Higino da Silveira, onde se localiza a Feirinha de Teresópolis.

Bairro do Alto - 1938 - A nova Igreja de Santo Antonio do Paquequer, mandada construir pelo Sr. Henrique Sloper, em 1934, na Avenida Paquequer, hoje Av. Oliveira Botelho. Na Serra, ao fundo, destaca-se a formação da 'Verruga do Frade'.

Fontes:
A base para os textos e todas as fotos pertencem ao Livro "THEREZOPOLIS", de Armando Vieira, editado em 1938 por Irmãos Pongetti Editores.

Outras fontes:
- Livro Teresópolis, de  Haroldo Lisboa da Cunha - 1959
- Wikipédia, a enciclopédia livre

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ® Informática Ltda - Todos os direitos reservados
Teresópolis - RJ