Portal Terê - Teresópolis toda na Internet

 

 
Queda livre...


Audiência de 'Os Dias Eram Assim' despenca 10 pontos

A decisão de inverter horários teve efeito negativo


A audiência da novela das 23h da Globo despencou. Ela saiu de uma média semanal de 16 pontos para uma média de 22 pontos, em São Paulo, num intervalo de 14 dias. É um fenômeno, de fato.

Além da inversão de horários, há um outro efeito, menos comentado, desta mudança. “Os Dias Eram Assim” agora é exibida, de forma alternada, em dois horários: às segundas e quintas, vai ao ar depois de “A Força do Querer”; às terças e sextas, mais tarde, depois de “Mister Brau” e “Globo Repórter”.

Isso transformou a audiência da novela das 23h (ou “supersérie”, como prefere a Globo) num verdadeiro ioiô.

Nos dias em que vai ao ar mais tarde, há uma perda imensa de público. Veja, por exemplo, os números da última semana: Segunda (29/4) – 27,5 pontos - Terça (30/4) – 17 - Quinta (1/5) – 24,7 - Sexta (2/5) – 18,4.

De segunda para terça, a novela perdeu 10,5 pontos. Como cada ponto no Ibope, em São Paulo, equivale a 199.309 indivíduos, é possível dizer que “Os Dias Eram Assim” perdeu 2 milhões de espectadores de um dia para o outro. E de quinta para sexta, perdeu 1,25 milhão.

Isso explica por que o “Vídeo Show” tem exibido resumos tão longos da novela. É uma maneira de tentar manter parte do público – o que só assiste às segundas e quintas – a par do que acontece nos outros dias.

É o caso de se pensar, também, se parte desta audiência das segundas e quintas não ocorre pelo hábito de deixar a TV ligada. Porque é difícil imaginar que um espectador assista apenas duas vezes por semana uma novela que vai ao ar em quatro dias.
 

Volta