PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Plantio de ervas medicinais em Teresópolis

Unidade de Saúde em parceria com a Fiocruz


Teresópolis, 18/10//2021
- Na quinta-feira, 14/10, a Unidade de Saúde do Pimentel, em Teresópolis, recebeu o plantio de mudas de ervas com valor medicinal, para servir como fonte de tratamento e educação para pacientes e comunidade.

A ação foi uma parceria com equipes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde de Teresópolis.

A ideia do trabalho surgiu após um curso ministrado pela Fiocruz, intitulado “Educação popular e plantas medicinais na Atenção Básica à Saúde, que incluiu um representante de cada unidade de saúde da cidade e interior.

Durante as aulas, que ocorreram entre julho e início de outubro, foi mostrada a importância de cada planta, que inclui o valor medicinal dela.


As aulas foram lideradas por Grasiele Nespoli e Camila Borges, ambas professoras e pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. “Partimos das experiências e memórias dos participantes e da investigação e sistematização das plantas medicinais usadas pela população”, explica Grasiele Nespoli.

Ao fim do curso, foram apresentados projetos de intervenção nas unidades e a localizada no Pimentel foi a primeira a receber as mudas. Com ajuda de moradores, foram plantadas mudas de amora, louro, manjericão, hortelã, saião, capim limão, alecrim, camomila e romã.

A intenção da unidade é receber visita de alunos das escolas municipais, a começar pela do próprio bairro. “Nosso intuito é levar as farmácias vivas para perto dos profissionais de saúde e beneficiar a comunidade, ampliando as alternativas de tratamentos, difundindo o conhecimento das propriedades terapêuticas das plantas e orientando sobre o uso correto delas”, explica a enfermeira da unidade de saúde do Pimentel, Michele Melane.

Este plantio é apenas uma parte do projeto. Isso porque a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ainda apresentará um herbário com todas as plantas medicinais catalogadas e com as principais informações sobre o tratamento e uso delas.

A manutenção dos canteiros será feita por profissionais dos próprios postos de saúde que passaram por uma formação de procedimentos básicos de manejo e cuidados necessários de hortas medicinas.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui