PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis apoia ex-dependentes químicos

Reinserção no mercado de trabalho através do POT

Secretário Valdeck Amaral e o idealizador da Associação Kairós, João Batista - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 27/09/2021
- Em parceria estabelecida com a Prefeitura de Teresópolis, a Clínica de Reabilitação Kairós, foi beneficiada com a reinserção no mercado de trabalho de ex-pacientes através do Programa Operação Trabalho (POT), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Em contrapartida, a instituição oferece 4 vagas para internação de pessoas socioeconomicamente vulneráveis, assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

A Clínica de Reabilitação Kairós atua há 27 anos em Teresópolis, sendo a única clínica especializada em tratamento de dependentes químicos na cidade. Além do tratamento de desintoxicação, que conta com equipe composta por médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, conselheiros em dependência química, educador físico e monitores.

A estrutura oferecida ao interno conta com dormitório, refeitório, sala de jogos, sala de exercícios físicos, área de convivência, posto de enfermagem, consultórios, e área externa ampla, com acesso à natureza. O secretário de Desenvolvimento Social, Valdeck Amaral, visitou as instalações da clínica. “O trabalho realizado pelo João Batista é de extrema importância para a nossa cidade. A atual parceria beneficia duplamente os dependentes químicos, pois além de recuperá-los, proporciona uma nova oportunidade de trabalho”, comenta o secretário.

O POT é um benefício concedido pela Prefeitura de Teresópolis a pessoas de baixa renda, desempregadas e cadastradas no Cadastro Único, e tem como objetivo preparar o trabalhador para entrar no mercado de trabalho. Ao todo, a Associação Kairós conta com 7 beneficiários do POT, que atuam como monitores e equipe de apoio.

Sobre a parceria estabelecida e a oportunidade concedida aos ex-dependentes químicos, João Batista, fundador da associação, diz: “A gente sabe da dificuldade que o dependente químico tem em voltar para o mercado de trabalho. Então o POT aqui na clínica, além de nos ajudar, tem também a função de reinserção na sociedade”, acrescentando que “Além da parceria estipulada em relação ao POT, no fim de 2020, a clínica Kairós recebeu a doação dos salários do Prefeito Vinícius Claussen e do Vice-prefeito, Dr. Ari Boulanger. Gostaria de agradecê-los novamente, porque para muitas pessoas isso é uma utopia, mas é real. O Prefeito veio aqui e ficou muito sensibilizado com o trabalho que fazemos na Kairós”, afirma João.

Atualmente a instituição, que já tem capacidade para receber 23 homens, passa por melhorias para também receber ao menos 10 mulheres. O novo pavimento abrigará a ala feminina, espaço gourmet, loja de souvenirs e espaço de espiritualidade. A primeira parte da obra será concluída em novembro e a segunda parte tem como previsão o primeiro semestre de 2022.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui