PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis fortalece parceria com o PARNASO

Parque Nacional está sob novo comando

Vinicius Claussen, recebeu o novo chefe do Parnaso na Prefeitura - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 17/09/2021
- O Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, recebeu o novo chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) na Prefeitura. Trata-se de Marco Campos, atual coordenador do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Teresópolis.

Realizado na quinta-feira, 16/09, o encontro foi acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Mauricio Weichert, o subsecretário Avelino Neto e o analista ambiental Leonardo Gomes, do Parnaso.

“Terceira unidade de conservação mais antiga do Brasil, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos fortalece o cinturão verde de preservação ambiental no município e região, junto com o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e o Parque Estadual dos Três Picos. Daí a fundamental importância de realizarmos um trabalho integrado pela proteção do meio ambiente e a promoção do turismo de aventura”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Instituído em maio de 2020, o Núcleo de Gestão Integrada ICMBio Teresópolis (NGI Teresópolis) tem como base o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que prevê formas de gestão integrada entre Unidades de Conservação próximas ou sobrepostas.

O objetivo principal é a otimização dos recursos e o compartilhamento de estruturas físicas e equipamentos, com o trabalho integrado entre as equipes. Responsável pela elaboração conjunta de planejamentos, o NGI Teresópolis integra 5 unidades de conservação: o Parnaso, a Área de Proteção Ambiental Petrópolis (APA Petrópolis), a Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá), a Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim (APA Guapimirim) e a Estação Ecológica da Guanabara (Esec Guanabara).

“A concessão da empresa responsável pela administração do Parnaso acabou em julho e estamos operando a unidade temporariamente. O ICMBio contratou 36 agentes temporários ambientais para dar apoio na recepção de visitantes e em outras ações de uso público até que haja nova concessão. Esse procedimento deve demorar pelo menos um ano para acontecer. Vimos conhecer o prefeito e buscar uma integração com o município”, explicou Marco Campos.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui