PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis no Dia do combate ao trabalho infantil

Desenvolvimento Social realiza capacitação técnica

Oldaleia Mello, coordenadora do PETI, e Sheila Paim Pimentel, advogada do CREAS - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 15/06/2021 - Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil comemorado em 12/06, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis realizou na sexta-feira, 11/06, uma roda de conversa com profissionais das equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do CadÚnico.

Com o tema “Cartão vermelho ao trabalho infantil”, a capacitação foi conduzida pela coordenadora do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) em Teresópolis, Oldaleia Mello, e aconteceu na sede do CREAS, na Várzea. Os participantes acompanharam palestra sobre “A atualidade e perspectivas para o PETI” e debateram assuntos relacionados ao serviço socioassistencial realizado no município. Exploração sexual, trabalho infantil doméstico, aliciamento para atividades ilícitas, como o tráfico e o crime organizado, e todas as formas de trabalho semelhantes às de escravo foram outros temas abordados.

Durante a roda de conversa, foi exibida live da Rede SUAS (Sistema Único da Assistência Social) sobre os piores tipos de trabalho infantil. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi instituído em 2011, pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). É um programa de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que compreende transferências de renda; trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho.

Segundo o Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (2011-2015), são consideradas trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sejam elas remuneradas ou não, com ou sem finalidade de lucro.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui