PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis já iniciou coleta de lixo seletiva

Programa municipal 'Recicla Terê' já teve início

Caminhão de coleta seletiva em Teresópolis - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 02/07/2020 -
O programa 'Recicla Terê'  foi apresentado nesta terça, 30/06, pelo Prefeito Vinicius Claussen e o secretário de Meio Ambiente, Flavio Castro, em solenidade simbólica no galpão do Centro de Triagem do Programa Municipal de Coleta Seletiva, localizado em Três Córregos, no 2º Distrito.

Já foram definidas as rotas dos bairros atendidos a partir da quarta, 1º de julho, pelo caminhão de coleta seletiva do programa 'Recicla Terê – Recicle, Reduza, Reutilize' e também os locais que contam com ecopontos para descarte do material reciclável.

Tanto o galpão onde estão montados os setores de recebimento e separação do material reciclável, quanto os equipamentos necessários para a operacionalização do programa, foram adquiridos através de Termo de Ajuste de Conduta entre Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Cervejaria Petrópolis. A coleta seletiva é realizada em parceria com a Associação de Catadores de Teresópolis.

“Esse programa socioambiental protege o meio ambiente e gera renda para os filiados à Associação, pessoas que antes trabalhavam no aterro sanitário. Daí a fundamental importância da adesão da população. Vamos consumir com consciência, reaproveitar os materiais descartados, contribuir com a preservação do meio ambiente e reduzir o volume de detritos enviado para o aterro sanitário”, resumiu o Prefeito Vinicius Claussen.

A retomada da coleta seletiva em Teresópolis acontece no ano em que a Política Nacional de Resíduos Sólidos completa 10 anos em vigor. “Das 180 toneladas diárias geradas em Teresópolis, 130 são de origem domiciliar. Em um ano, o município produz mais de 65 mil toneladas de lixo. Através do ‘Recicla Terê’, os recicláveis separados pelos moradores dos bairros atendidos serão recolhidos de porta em porta, ou nos ecopontos, e levados para o galpão, onde serão separados pelos catadores. O pessoal foi treinado pela equipe da secretaria sobre as formas de separar o material recolhido, a fim de agregar valor para a venda. Manteremos um engenheiro ambiental e um biólogo de plantão para assessorá-los em toda logística, mas a administração é responsabilidade deles”, reiterou Flavio Castro, secretário de Meio Ambiente.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2020
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui