PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis implanta quatro centros de testagem

Pacientes com sintomas identificados pelo 'Minha Saúde'

Testes também no Ginásio Pedrão - Foto de arquivo
Teresópolis, 19/06/2020 -
Teresópolis está implantando 4 centros de atendimento e testagem de pacientes com sintomas suspeitos de contaminação por COVID-19. O atendimento será feito apenas a identificados pela autoavaliação no aplicativo 'Minha Saúde', adotado pelo município para monitoramento de casos em potencial.

A capacidade de testagem dos centros de atendimento é de 80 testes por dia.

A partir da sexta-feira, 19/06, começa a funcionar o centro de atendimento do imóvel na Rua Dr. Aleixo, 85, na Várzea, de segunda a sexta, de 8h às 18h. No 2º Distrito, o centro montado na Unidade Básica de Saúde de Água Quente funcionará às terças e quintas, de 8h às 18h. Já no 3º Distrito, a unidade foi montada na Capela Santa Rosa de Lima, no bairro Santa Rosa, com funcionamento nas segundas, quartas e sextas, também das 8h às 18h.

No Ginásio Pedrão, onde já funciona o centro de atendimento 24 horas, também serão feitos testes, no horário das 8h às 18h, seguindo o mesmo protocolo dos outros 3 centros de atendimento e testagem.

“De acordo com a autoavaliação que o paciente faz pelo aplicativo, a Secretaria de Saúde entra em contato, por telefone, para confirmar os sintomas suspeitos e, se for o caso, agendar o teste em um dos centros de atendimento e testagem mais perto de onde a pessoa mora”, explica Antonio Henrique Vasconcellos, secretário municipal de Saúde.

Protocolo de atendimento:

De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, para o atendimento nos centros de triagem têm prioridade: idosos a partir dos 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.

Paciente com sintomas de Síndrome Gripal (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória) é acolhido e avaliado, conforme protocolo de inclusão para casos suspeitos de COVID-19 ao fazer a ficha na triagem. Após classificação, pode ser encaminhado para testagem.

De acordo com a avaliação clínica, é definido se há a necessidade do isolamento domiciliar, encaminhamento para urgência e emergência (UPA 24 horas) e, nos casos mais graves, internação hospitalar através da regulação municipal. O município conta também com o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) e Atenção Básica, como rede de apoio.

A iniciativa é parte integrante do Programa Estratégico de Testagem (PET), mais uma estratégia implantada pela Gestão Municipal e que tem o objetivo de identificar o percentual de teresopolitanos contaminados e com anticorpos para o vírus da Covid-19. Para isso, está em andamento processo licitatório para compra de até 50 mil testes rápidos. De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira, 18, o município realizou 3.215 testes nas redes pública e privada, entre PCRs e testes rápidos.

O aplicativo está disponível, gratuitamente, no Google play e permite realizar triagem, monitorar sintomas e estabelecer contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2020
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui