PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis intensifica combate ao Aedes aegypti

Mobilização dos agentes comunitários de saúde

Agentes comunitários de saúde - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 21/01/2020 -
A Secretaria de Saúde de Teresópolis, através da Subsecretaria de Atenção Básica, volta a mobilizar os agentes comunitários de saúde lotados nos Postos de Saúde da Família (PSFs), os agentes de controle de endemias, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, e os funcionários de PSF e unidades básicas de saúde para intensificar a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, depende sempre da atuação conjunta de poder público e população. Esse ano, o Ministério da Saúde anuncia a possibilidade do aumento de até 60% do número de casos dessas doenças em 11 estados, inclusive no Rio de Janeiro.

A responsabilidade redobra com a circulação do sorotipo 2 da dengue, que aumenta o risco das formas mais graves da doença.

Como fez em 2019, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Subsecretaria de Atenção Básica, volta a mobilizar os agentes comunitários de saúde lotados nos Postos de Saúde da Família (PSFs), os agentes de controle de endemias, da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde, e os funcionários de PSF e unidades básicas de saúde para intensificar a prevenção.

“Desde o ano passado realizamos ações de educação em saúde nos bairros, na cidade e no interior. O trabalho de campo será intensificado a partir da segunda-feira, dia 20. Bastam 10 minutos, por semana, para acabar com depósitos de água parada ou acúmulo de lixo, que são ambientes de procriação do Aedes”, orienta a subsecretária de Atenção Básica, Edneia Martuchelli.

Equipes do PSF do Rosário fazem visitas domiciliares em sua área de abrangência, orientando os moradores sobre como prevenir a ocorrência de focos do mosquito Aedes aegypti, com coleta de material para análise. As visitas acontecem de 9h às 14h no Rosário, Perpétuo, Pimentel, São Pedro, Bairro dos Funcionários e São Pedro, entre outros. “A proposta é abranger a cidade toda. Vamos trabalhar juntos e nos proteger contra as doenças transmitidas por esse inseto”, conclama o secretário de Saúde interino, Rodrigo Rebello.

Previna-se:

- Tampe tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
- Cubra e faça manutenção periódica de áreas de piscinas;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui