PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Experiência de sucesso na saúde de Teresópolis

Cuidado com feridas complexas apresentado em Portugal

Núcleo de Feridas Complexas da Secretaria de Saúde de Teresópolis - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 16/02/2019 - Profissionais do Núcleo de Feridas Complexas da Secretaria de Saúde de Teresópolis vão apresentar, no Fórum Internacional de Úlceras e Feridas, a experiência que tem elevado a auto-estima, auxiliado a cicatrização e melhorado a qualidade de vida dos pacientes.

O Fórum, que reúne profissionais de vários países, acontece na cidade de Aveiro, em Portugal, no próximo mês. Teresópolis será representado pelas enfermeiras Andréa Juliana de Paula Yoshida e Renata Azevedo.

Elas vão levar os resultados do atendimento humanizado e as ataduras coloridas usadas nos tratamentos. Os participantes do Fórum também vão assistir a um vídeo sobre o trabalho de elevação da auto-estima, realizado através de sessões fotográficas.

“No núcleo, temos esse contato diário e queríamos melhorar a auto-estima aos pacientes. Mostrar que eles não precisam viver à margem da sociedade. Temos obtido uma cicatrização muito boa, mas não é só a parte física que deve ser tratada. É fundamental que, psicologicamente, eles estejam bem e se sintam inseridos na sociedade”, comentou Andrea.

O Fórum é realizado pela ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas-e está na décima edição. Reúne médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, podólogos, nutricionistas, engenheiros especializados em setores da medicina e professores. Em conjunto, esses profissionais debatem a prevenção e tratamento de feridas, tendo como foco as experiências bem sucedidas em diversas partes do mundo.

Núcleo de Feridas Complexas

O Núcleo de Feridas Complexas atende diariamente entre 20 a 30 pacientes. Ele é coordenado pela subsecretária de Atenção Básica à Saúde, Dra. Edneia Martuchelli, que também foi convidada para o Fórum, mas que não poderá participar por motivo pessoal. Instalada na Secretaria Municipal de Saúde, a unidade é vinculada à Subsecretaria de Atenção Básica de Saúde e funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h. O Núcleo possui o único equipamento a vácuo da Região Serrana para tratamento de feridas.

Feridas complexas são aquelas agudas ou crônicas que não cicatrizam facilmente, principalmente as úlceras venosas e arteriais. O serviço é feito a partir do encaminhamento das unidades de saúde e da UPA-24H.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2019
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui