PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis participa do Plano de Emergência do Estado

Cidade esteve no lançamento do Plano Verão 2019

Solenidade de lançamento dos Planos de Emergência e de Verão 2019
Teresópolis, 08/12/2018 -
Representado pelo subsecretário de Defesa Civil, Coronel Albert de Andrade, Teresópolis compareceu no lançamento do Plano de Emergência do Estado e do Plano Verão 2019.

Realizada na quarta, 05/12, no Rio de Janeiro, a solenidade reuniu representantes dos municípios fluminenses, que conheceram o planejamento da Defesa Civil do Estado para o enfrentamento de ocorrências envolvendo chuvas fortes ao longo de 2019.

Durante o evento, a Defesa Civil Estadual entregou diploma de honra ao mérito à Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis, em reconhecimento ao empenho nas ações conjuntas com o órgão do Governo do Estado. A honraria foi entregue ao Coronel Albert pelo Subsecretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Marcelo Hess de Azevedo.

“Muito bom para o município ter o seu trabalho reconhecido. Teresópolis tem o seu Plano Verão, que faz parte do Plano de Contingência. Em sua quarta versão, o documento estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências de deslizamentos e alagamentos”, comentou o Coronel Albert de Andrade.

Prevenção

O Plano Verão de Teresópolis elenca várias medidas de prevenção. Como o teste mensal das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme, que checa o funcionamento dos aparelhos, instalados em 13 bairros.

Desde novembro, diversas ações vêm sendo postas em prática. Entre elas, o exercício simulado de desocupação em comunidade vulnerável, realizado no bairro Vale da Revolta no dia 25/11; os exercícios simulados de desocupação nas escolas municipais Dorvalino de Oliveira, no Meudon, e Alice Saldanha, no Morro do Tiro, feitos no dia 29/11, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Em dezembro, está acontecendo o curso de reciclagem de voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil do bairro Caleme. O objetivo é reforçar a conscientização dos moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso do acionamento das sirenes. Atualmente, Teresópolis conta com 25 NUDEC, na cidade e no interior, e mais de 800 pessoas treinadas. Dessas, 474 formam os núcleos comunitários.

O cadastramento de usuários no Sistema de Alerta da Defesa Civil Municipal via SMS está em andamento. Basta o interessado enviar um SMS para 40199 com o número do seu CEP para receber gratuitamente informações sobre as chuvas na região onde reside.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui