PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis aumenta compras na agricultura familiar

Realizada nova chamada pública para a merenda escolar

Chamada pública da merenda escolar com produtos da agricultura familiar - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 06/12/2018 -
A Secretaria de Administração de Teresópolis, realizou na terça, 04/12, a chamada pública da merenda escolar com produtos da agricultura familiar para o 1º semestre de 2019.

A expectativa de investimento é de cerca de R$ 835 mil, através da utilização de recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) para a aquisição de 21 produtos agrícolas.

Para facilitar o acesso dos agricultores, o procedimento foi realizado na Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, em Água Quente, na área rural.

'Esse investimento representa um aumento de 28,74% em relação às duas chamadas públicas realizadas em 2018, e que totalizaram R$ 642.487,70'.

'Isso demonstra que a gestão municipal investe na valorização do produtor familiar, já que a agricultura é uma das vocações do nosso município, de acordo com o Plano Diretor, e na oferta de alimentação de qualidade aos alunos', avaliou o Secretário de Administração, Lucas Guimarães.

Na chamada pública realizada no mês de agosto, a novidade foi a introdução do mel na merenda escolar. Dessa vez, o diferencial é a inclusão do ovo caipira e da tangerina ponkan. Os dois itens foram identificados através do mapeamento feito na capacidade da produção local.

“O ovo caipira favorece a participação do produtor orgânico, que tem um processo produtivo diferenciado. Quanto à tangerina ponkan, Teresópolis é o maior produtor no estado do Rio de Janeiro, e vamos usar a fruta de acordo com a sua sazonalidade. São medidas que contribuem para que os agricultores diversifiquem a sua produção e incluam novos produtos, como a ponkan, que é um caso de sucesso da nossa cidade”, assinalou Lucas Guimarães.

Produtor orgânico do Vale Alpino, o engenheiro agrônomo Beto Selig apóia a diversificação da produção. “A chamada pública é um estímulo à diversificação, porque numa escola, a alimentação é diversificada. Não é como o agricultor, que planta uma coisa só. A escola, como consumidora, vai estimular a diversificação da produção pra quem estiver envolvido. Acho bem legal”, opinou.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui