PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

'Quartas Ambientais' debate acionamento de sirenes

Procedimento faz parte do Plano Verão da Defesa Civil

Quartas Ambientais reúne público - foto: AsCom PMT
Teresópolis, 01/11/2018 -
A palestra de reativação do Projeto Quartas Ambientais reuniu nesta quarta (31/10), no Teatro Municipal, na Prefeitura, representantes do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, do Instituto Estadual do Ambiente e da Fundação Educacional Serra dos Órgãos, membros de conselhos de políticas públicas, voluntários, líderes comunitários e servidores públicos.

Aberto pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente e de Defesa Civil, Raimundo Lopes, o evento teve como palestrante o Coronel Albert de Andrade, Subsecretário de Defesa Civil. Entre os assuntos, foram abordados os sistemas nacional e municipal de Defesa Civil, o Plano Verão 2018-2019 e os critérios para sua ativação. Os protocolos de acionamento das 24 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas no município também foram explicados.

“Explanamos sobre o que prevê a legislação, falamos sobre as funções dos órgãos internos e externos e demos exemplos práticos de eventos ocorridos recentemente, para mostrar protocolos e procedimentos”, destacou o Coronel Albert, informando sobre o início da reativação dos 25 NUDEC (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) existentes na cidade e que reúnem 474 voluntários “Estamos fazendo um novo trabalho com os voluntários dos núcleos de Defesa Civil, a fim de retomar os treinamentos e nos reaproximar desses colaboradores para atuarmos nesse verão”.

Quartas Ambientais

Lançado há 9 anos pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto tem como proposta a realização de palestras mensais com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade da preservação ambiental para a qualidade de vida da população.

“Precisamos tomar consciência do lugar onde moramos. É muito bom residir numa região de serra, perto da Mata Atlântica e ter um clima maravilhoso. Porém, por sermos moradores de montanhas, isso implica vulnerabilidades e estarmos em ambientes propícios a desabamentos. A população deve tomar consciência disso e viver de forma a estar sempre atenta aos sinais. E o maior serviço da Defesa Civil é esse trabalho preventivo, de ter um sistema de monitoramento e a população ter disciplina para, ao ouvir o sinal da sirene, se prevenir”, assinalou Raimundo Lopes, Secretário de Meio Ambiente. A próxima edição do Quartas Ambientais está marcada para o dia 21 de novembro.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui