Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

'Hospital do Urso' chega a Teresópolis

Informação aos pais e atenção às crianças

Estudantes de Medicina do UNIFESO buscam reduzir o medo das crianças de hospitais - Foto: Unifeso
Teresópolis, 28/06/2017 -
Reduzir o medo de hospitais das crianças, o temor de consultas médicas e procedimentos realizados no ambiente hospitalar é o novo desafio incorporado por uma turma de estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Após participar da International Federation of Medical Students' Associations of Brazil (IFMSA Brazil), os acadêmicos tomaram a iniciativa de trazer a Teresópolis o Hospital do Urso, um projeto que vem sendo desenvolvido em vários países. “A nossa expectativa é ter crianças mais confiantes e cooperativas com o atendimento médico, pais conscientes da sua importância na formação de uma boa imagem do médico e alunos mais humanizados, atenciosos e envolvidos com o paciente infantil”, contou a estudante Gabriela Ferneda Maggioni, estudante de Medicina"

Gabriela promoveu junto aos outros colegas uma campanha para arrecadar os bichinhos de pelúcia e materiais para criar o ‘hospital’ cenográfico. Segundo ela, as ações serão realizadas principalmente em creches e escolas municipais “para atendermos a população mais carente, principalmente as crianças que mais necessitam de informações e atenção”.

“Estamos sempre envolvidos em campanhas como a de vacinação, por exemplo, e percebemos o quanto as crianças são resistentes aos cuidados com os profissionais de saúde”, observou a estudante Renata Ribeiro, “por isso fomos motivados a tentar mudar essa imagem que as crianças têm”.

“Pretendemos ainda conscientizar os pais quanto à maneira em que abordam as crianças em casa, não atribuindo nem associando punições à procedimentos como tomar injeção, ir ao médico, entre outros”, acrescentou a enfermeira Renata Mendes, supervisora e preceptora do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A primeira ação aconteceu no dia 24 de junho na Escola Municipal Lar de Isabel, em Pimenteiras, junto aos alunos da Evangelização do Grupo Espírita Isabel a Redentora, que funciona aos sábados no espaço da escola. A dirigente do Grupo, Selma Souza de Araújo, aprovou a iniciativa, pois tratam-se de crianças, em sua maioria, muito carentes e “tudo que contribua para o conhecimento e a alegria deles, como está sendo feito aqui com muito sorriso e simpatia, será muito bem-vindo. Além disso, conscientiza a todos da importância de cuidar bem não só da mente, mas do corpo também”.

Neste dia, os pequenos escolheram seu ‘paciente’ ursinho para ‘atendê-lo’ em simulações de situações que abrangem desde a anamnese, internação, medicação até a realização de exames, como Ressonância e Raio-X. Monaliza Cortazio, supervisora das creches municipais de Teresópolis, observou o ‘atendimento do urso’ do filho junto a um amiguinho. “Achei muito bacana, pois com este contato as crianças reduzem um pouco esta ansiedade e medo de ir ao médico”, ressaltou.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui