Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

IV Semana do Meio Ambiente do Unifeso

Evento contou com variada programação


Evento no HCTCO - Foto: UnifesoTeresópolis, 16/06/2017 -
Com uma vasta programação, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) realizou de 2 a 7 de junho, a IV Semana do Meio Ambiente.

As atividades aconteceram no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) e na Praça do Tiro de Guerra, no bairro São Pedro. Em paralelo, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) promoveu a 2ª Semana da Atitude Verde – Quem cuida, descarta certo.

“É muito importante ter este vínculo entre a Instituição. Este ano nosso foco é na segregação adequada do resíduo hospitalar e buscando ainda reduzir o resíduo comum. São iniciativas que farão melhorias para o Meio Ambiente”, observou Luciana Oliveira, do Setor de Relacionamento do HCTCO.

Ação na Praça

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Ciências Biológicas participaram no dia 2 de maio das primeiras atividades da programação da Semana, realizada na Praça do Tiro de Guerra, bairro São Pedro. Em parceria com a Secretaria municipal de Meio Ambiente de Teresópolis, passaram o dia promovendo exposição de atividades e experimentos junto à comunidade.

O trabalho da estudante Olga dos Santos, do segundo ano de Ciências Biológicas, foi aliar a arte ao trabalho de conscientização. Atualmente ela é estagiária do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) e a partir da sua experiência no curso e no estágio, apresentou uma peça de teatro sobre impacto ambiental. “Acho importante passar essas informações para as pessoas chamando atenção para estas questões muito importantes na nossa região”, disse a estudante.

Entre os estandes que despertaram o interesse das crianças estava a exposição da Biodiversidade através das caixas de insetos, ossadas da fauna brasileira e animais conservados em formol. O jardineiro Ary Ribeiro aproveitou para apresentar ao sobrinho Gabriel Santos, de 5 anos, diversas espécies. “Na minha época de criança eu tinha contato com diversos tipos de animais, mas o Gabriel nunca tinha visto e ficou encantado”, afirmou Ary.

Abertura

A abertura oficial da Semana aconteceu no dia 6 de maio, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza. “O Projeto Pedagógico Institucional diz que um dos princípios do UNIFESO é a Educação Ambiental. Portanto, ela perpassa todos os cursos, todas as ações e de ano a ano vamos caminhando”, frisou a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e coordenadora da Sala Verde UNIFESO. A professora Vivian Telles Paim, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção falou com muito orgulho que a Semana no UNIFESO é “o maior evento no município de Teresópolis comemorativo ao Meio Ambiente, que promove debates e discute questões relacionadas ao assunto”. A abertura também contou com a apresentação do Projeto FESO Pro Arte Bossa Jazz.

Atividades no CESO

A programação no CESO também foi cheia de atividades voltadas para a educação ambiental. Entre elas o Ecocine, que envolveu estudantes do 5° ano com o documentário “A história das coisas”, que teve o objetivo de “apresentar o conceito de Consumo Consciente e questionar a legitimidade do modo de produção capitalista que incentiva o consumo desenfreado”, disse a estudante Rayla Beanchine, do curso de Pedagogia envolvida na atividade.

Já os estudantes do 4º ano trabalharam na produção do Livro Verde: “Reflexões sobre o Meio Ambiente pelos caminhos da Literatura Infantil”. Através de uma iniciativa da professora Gicele Faissal de Carvalho, o colégio também foi mobilizado em uma campanha para arrecadar material reciclável para a Obra do Berço, projeto de instituição religiosa do município que visa produzir utilidades em geral para ajudar população carente.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui