Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Unifeso realiza o 'Dia do Peixe' em Teresópolis

Evento reuniu atividades ligadas à piscicultura e a pesca


Almoço com peixe em cardápio muito variado - Foto: UnifesoTeresópolis, 31/05/2017 -
'O comprometimento e a dedicação dos estudantes para a realização do VII Dia do Peixe foram decisivos para o grande sucesso do evento, realizado junto a 2ª Reunião Científica de Aquicultura e Pesca do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)', concluiu a professora Beatriz Sturm, coordenadora do evento.

Segundo ela, mais de quarenta estudantes da turma do quarto ano do curso de Medicina Veterinária que ficaram à frente do evento abraçando a ideia e dando continuidade a um ciclo que abrange tarefas que vão desde a parte técnica, como produção, despescagem, filetagem, congelamento e elaboração de cardápio, até questões administrativas como planejamento, gestão, marketing e balanço, por exemplo, em uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado adquirido nas disciplinas de Aquicultura, Extensão Rural e Gestão de Negócios.

Além destas tarefas, os participantes contam com palestras e mesas-redondas com especialistas de diversas áreas relacionadas, e a Reunião Científica com a apresentação de trabalhos a serem publicados. “É muito interessante para a Instituição, pois trata da união do mundo acadêmico com os produtores rurais e as unidades de pesquisa do Estado. Isso gera uma troca e uma experiência para os estudantes que não tem igual”, apontou a professora Beatriz.

Programação

O evento contou com um curso teórico/prático realizado na véspera, dia 25, para “Noções básicas de Truticultura e Noções básicas para produção de peixes ornamentais”. A abertura oficial aconteceu na manhã do dia 26, seguida da palestra sobre “Aquicultura consorciada à produção vegetal”, com o médico veterinário Licius Freire, seguida da mesa redonda “A importância da Aquicultura no Rio de Janeiro”. Entre os participantes, o produtor Maurício Santiago, médico veterinário que investiu na criação do peixe. “Crio há quase nove anos a Tilápia na minha propriedade em Sapucaia e faço as técnicas de beneficiamento do pescado no interior de Teresópolis. É uma forma de ter uma renda a mais”, dividiu a experiência com os estudantes.

À tarde o tema abordado foi “Aproveitamento de peixes elasmobrânquios para consumo humano”, com o médico veterinário André Luiz Medeiros. Ao final aconteceu a apresentação oral de resumos de trabalhos científicos e a degustação de produtos de peixe.

Tradicional almoço

O momento tão esperado do dia contou, neste ano, com um cardápio muito variado atraindo estudantes, professores e funcionários técnico-administrativos do UNIFESO de todos os campi. Com ceviche de entrada, o ‘Aquaburger’ e ‘Crockfish’ no prato principal e mousse de maracujá de sobremesa, o cardápio foi cuidadosamente pensado e preparado pelos estudantes do curso.

Caroline Almeida ficou responsável no preparo do ‘Aquaburger’, um hambúrguer de Tilápia com acompanhamentos. “Aprendemos diversas lições na prática dentro das disciplinas trabalhadas e também na área de tecnologia de alimentos, que ainda vamos cursar”, contou Caroline, destacando a interação da turma.

Como começou

O Dia do Peixe tem como fundador o antigo docente do curso, o professor Aloísio Sturm, pai da professora Beatriz. Ele trabalhou com peixes há muitos anos na região da baixada fluminense e devido ao sucesso do peixe decidiu tentar na região Serrana. Mesmo considerando a condição climática bem mais fria, insistiu em testar e desenvolver trabalhos de pesquisa para mostrar a viabilidade da produção da Tilápia em Teresópolis, apostando no mercado voltado ao peixe com o intuito de chamar a atenção dos acadêmicos e de produtores da região para a importância de pesquisas na área.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui