Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis investe no monitoramento do tempo

Ações da Defesa Civil vem se tornando referência na região

Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil de Teresópolis - Foto: AscomPMT
Teresópolis, 26/05/2017 -
A Defesa Civil Municipal vem intensificando as ações de prevenção, a fim de preparar o município para o período das chuvas fortes.

“As Defesas Civis das cidades próximas têm vindo conhecer esse nosso serviço, que funciona muito bem e que vem se tornando exemplo para outros municípios”, destaca o coronel Anibal Ornelas, secretário municipal de Defesa Civil.

O acompanhamento permanente das condições do tempo, com emissão de alertas de chuva, é uma das iniciativas do órgão, através do seu Centro de Monitoramento e Comunicação. Os canais entre Defesa Civil e população estão sempre abertos: através das redes sociais, e-mails e de equipamentos de radioamador.

O órgão tem acesso a radares e satélites para monitorar o tempo e fazer previsão local, através da comparação com as informações de órgãos oficiais, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e de organismos estaduais. “Com esse acompanhamento é possível identificar a chegada de ameaças de chuvas fortes e, assim, fazer o acionamento de alertas e alarmes e avisar a população”, explica Ubiracy Antonio Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação.

Aplicativo

Outra iniciativa da Defesa Civil de Teresópolis foi a criação do aplicativo AlertasDCT, pelo qual é possível, através de smartphone, manter a população atualizada, em tempo real, sobre os riscos de cheias nos rios e outros desastres naturais. “Esse aplicativo tem 22 mil pessoas cadastradas aqui na cidade que acessam informações, como previsão do tempo e níveis de chuva, entre outras”, informa o coronel Anibal. “Nosso objetivo é manter a população cada vez mais informada”, acrescenta.

Apresentada em reunião com representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Defesa Civil, a medida preventiva foi elogiada. “Apresentamos o aplicativo como um meio de comunicação com a população, o Ministério Público gostou e recomendou que o Governo do Estado o adotasse como padrão em outros municípios. Toda vez que a Defesa Civil emite um alerta, a pessoa recebe um aviso na área de trabalho do telefone celular, mesmo que o aplicativo esteja desligado. Ao clicar nesse alerta, o aplicativo se abre e dá acesso às mensagens dos órgãos oficiais”, conclui Ubiracy, criador do AlertasDCT.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui