Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Semana Brasileira de Enfermagem em Teresópolis

Cerimônia de abertura dá início às atividades

“Enfermagem na Praça”: vacinação, aferição de pressão arterial e orientações - foto: Unifeso
Teresópolis, 17/05/2017 - O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) realiza, até o dia 19/05, mais uma edição da Semana Brasileira Enfermagem, com o tema central 'Boas práticas de Enfermagem e a construção de uma sociedade democrática'.

A cerimônia de abertura foi realizada no dia 12/05, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto, com estudantes, professores, dirigentes e demais profissionais da área de Enfermagem presentes.

A programação também contempla a 20ª Semana de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO) e a 5ª Semana de Enfermagem Integrada do Curso de Enfermagem e do HCTCO.

Integram a programação temas como “Boas práticas de Enfermagem na assistência hospitalar”, “Boas práticas na formação, pesquisa e gestão em saúde” e “Apresentação das teorias de Enfermagem”, ações como a “Enfermagem na Praça”; apresentação da peça teatral “Um dia no Pronto Socorro da rede Window” e noite cultural com coral, declamação da poesia e música.

Entre as atividades, no dia 13 os transeuntes que circularam pela Praça Santa Teresa, na Várzea, contaram com serviços da “Enfermagem na Praça”, como vacinação, aferição de pressão arterial e orientações diversas passadas pelos estudantes, sempre supervisionados por professores. Para Joana Barros, assistente de faturamento, “foi uma excelente ação, pois deu oportunidade de todos cuidarem melhor da saúde, além dos estudantes se familiarizarem com a comunidade”. A estudante Isabella Travassos, do primeiro ano de Enfermagem, colocou sua vocação em prática. “Muitas pessoas não têm tempo de ir ao posto de saúde e ações simples assim ajudam a população a manter cuidados com a saúde. Estamos tendo uma resposta muito positiva”, avaliou.

À mesa solene, foram convidadas as professoras Edenise Antas, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Mariana Beatriz Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Selma Vaz Vidal, coordenadora do curso de Enfermagem, e os enfermeiros Adriana Coutinho, diretora de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), e Diego de Souza, Secretário Municipal de Saúde.

A enfermeira Adriana Coutinho garantiu que o planejamento de todas as atividades comemorativas foi feito pensando no despertar do senso crítico e reflexivo das ações pela busca da efetividade. “É muito gratificante contribuir para que esta semana aconteça, pois toda vez que isso ocorre há um movimento que nos implica a cada ano perceber o quanto temos que buscar para atender uma crescente demanda de saúde para nossa população”, disse.

Formado pelo UNIFESO há mais de 12 anos, tendo lecionado por cerca de dez anos no curso, o secretário de Saúde Diego Souza confessou estar “muito orgulhoso de ver esta sala cheia de futuros enfermeiros, porque a Enfermagem é uma soma de forças e o cuidado que temos quer ter com o outro”. O evento de abertura teve ainda a tradicional passagem da lâmpada da Enfermagem entre estudantes e palestra da professora doutora Leila Rangel da Silva sobre o tema central da Semana.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui