Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Prefeitura leva ação de saúde ao Sopão

Parceria com o Unifeso amplia atendimentos

Ação de saúde no Sopão - Foto: PMT
Teresópolis, 10/05/2017 - Ações de saúde como aferição da pressão arterial, teste de glicose, vacinação contra febre amarela, gripe, tétano e difteria e avaliação nutricional foram alguns dos serviços oferecidos nesta terça, 9/05, na ação de saúde realizada no Abrigo Dr. Sérgio Fernandes, o antigo Sopão, no Bom Retiro.

A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), em parceria com o Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos), atendeu pessoas em situação de rua e moradores dos bairros da área de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Pedro.


A ação deu início a um atendimento que passará a ser prestado com regularidade pelo CREAS e o Unifeso às pessoas abrigadas no Sopão. “A partir desta quinta-feira, a cada 15 dias será realizado atendimento ambulatorial no abrigo, para cuidar com mais zelo da saúde das pessoas em situação de rua. A ação de hoje é o pontapé inicial de um trabalho de imensa necessidade para eles”, informou Marina Ferreira, do CREAS. “Faremos um atendimento individual, com ficha e cadastro com o intuito sempre prestar atendimento humanizado”, completou Isabela Monnerat, da equipe do Unifeso.

Acolhimento, abordagem social, encaminhamento para tratamento médico e reinserção no mercado de trabalho são algumas das atividades realizadas pelo CREAS, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. “O centro de referência fica localizado no Ginásio Pedrão, mas as nossas ações são realizadas onde estiverem as pessoas em situação de rua. O nosso trabalho é buscá-las e fazer esse acolhimento”, pontuou a assistente social Eliane Moraes, da equipe técnica do CREAS.

Parceria

A ação de saúde foi realizada por um grupo de alunos do Curso de Medicina do Unifeso, supervisionado pela enfermeira Isabela Monnerat. “Essa parceria foi feita para que os acadêmicos tivessem essa aproximação, que é um momento de humanização. O intuito é prestar atendimento diferenciado a esse público tão carente dos serviços de saúde”, afirmou Isabela.

Focada na prevenção, a ação foi bem avaliada pela clientela atendida. “A saúde não é só ausência de doença, são necessários cuidados em casa e na comunidade. O sistema de saúde está atento a isso e a população agradece e colabora, na medida do possível”, comentou o artesão Luiz Claudio dos Santos. Formado em Letras, o carioca vive em Teresópolis desde 2011, e atualmente é um dos abrigados do Sopão.

Portal Terê - com informações da AsCom - PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui