Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis realiza ação contra o tabagismo

Funcionários na ação 'Teresópolis 100% livre do tabaco'

Funcionários recebem treinamento sobre combate ao tabagismo - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 20/04/2017 -
A Secretaria de Saúde de Teresópolis realizou, na quinta, 13/04, no PSF do Meudon a ação 'Teresópolis 100% livre do tabaco'. O treinamento contou com a participação de 17 PSFs, com mais de 60 pessoas, incluindo médico, enfermeiros, administração, limpeza, e agentes comunitários.

O trabalho foi promovido para dar foco às diretrizes da Convenção Quadro (Primeiro Tratado Internacional do Mundo) para reduzir os ambientes livres de tabaco, com o objetivo de reduzir a incidência de cânceres, infartos e AVCs.

Na pesquisa realizada em 2016, através das inscrições realizadas na procura de atendimentos, foi identificado que o Meudon, seguido do bairro São Pedro havia maior demanda de procura no setor de tratamento do tabagismo da Secretaria de Saúde.

Através do interesse da equipe, as enfermeiras Patzy e Juliana, após o primeiro seminário realizado em 2016, realizam-se os treinamentos mais aprofundados direcionando a demanda existente no bairro. Sendo assim, o programa terá uma reformulação de cobertura ao atendimento tabágico, bem perto de seu local residencial reduzindo as dificuldades de locomoção da população. Esta equipe, após o seminário, mobilizou um grupo de pessoas que queriam parar de fumar e começou a ser desenvolver uma estratégia gradativa no programa para alavancar o conhecimento dos técnicos, melhorando a qualidade do atendimento à população.

O programa de tabagismo terá ainda uma série de desdobramentos este ano de 2017. Serão treinados mais multiplicadores, Guarda Municipal e Polícia Militar. Outros locais como Corpo de Bombeiros e Rodoviária já são ‘ambilivres’. A cada ano o programa de tabagismo, segue a diretriz da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, através do coordenador do estado do programa de tabagismo, Samir Feirutti.

Através da continuidade do programa "Teresópolis livre 100% de tabaco", a meta está provisionada para 2020, mas o objetivo maior é mudar a consciência sobre os males do tabagismo, mostrando o que essa indústria faz com cada um que cede ao apelo de fumar. Esse é o maior desafio do setor.

A capacitação do PSF do Meudon é o pontapé inicial para todos os PSFs se tornarem lugares de tratamento e Teresópolis cidade livre das 4.720 toxidades existentes no tabaco: cigarro, cigarrilha, cachimbo, narguilés, fumo de bali, charuto, entre outros.

Portal Terê - com informações da AsCom - PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui