Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Unifeso obtém excelente conceito na avaliação do MEC

Ministério autoriza recredenciamento da Instituição

Campus do Unifeso - Foto: Unifeso
Teresópolis, 04/03/2017 -
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) recebeu o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no processo de avaliação institucional externa para Recredenciamento do Ministério da Educação (MEC).

O relatório foi divulgado no dia 2 março, sendo o excelente resultado motivo de comemoração entre dirigentes, professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes.

Em nota de agradecimento, o professor Luis Eduardo Possidente Tostes, Diretor Geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO), reconheceu a colaboração de todos e reafirmou “o compromisso na promoção de educação de qualidade, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da região”.

“Para os estudantes é uma valorização do diploma, e para a comunidade acadêmica em geral é motivo de festa e enriquecimento. O processo de avaliação trouxe um fortalecimento para a Instituição e um sentimento de força do nosso grupo, pois envolveu a colaboração de todos os segmentos que estiveram empenhados neste processo”, constatou a professora Verônica Santos Albuquerque, Reitora do UNIFESO.

A Comissão Avaliadora formada pelos professores Magali Benjamim de Araújo (coordenadora), Ana Maria Fontenelle Catrib e Eduardo Guerini, visitou os campi de 19 a 23 de fevereiro em um processo criterioso de avaliação, incluindo a análise documental da Instituição e reuniões com dirigentes e gestores, coordenadores de cursos, funcionários, estudantes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de visitas realizadas às instalações físicas.

“São professores que vêm de fora do estado e não conhecem bem Teresópolis, mas nesta visita identificaram a relevância do UNIFESO para a cidade e região, no que diz respeito à geração de emprego e renda ao município e a importância do atendimento ao SUS através do Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano, por exemplo”, observou a Reitora.

De acordo com o relatório do MEC, alguns itens tiveram destaque recebendo o conceito mais alto (nota 5). Entre eles estão os projetos e programas de extensão, “que priorizam as práticas direcionadas ao atendimento das necessidades sociais e áreas dos cursos ofertados” e as políticas institucionais e ações acadêmico-administrativas para a extensão, que “são oferecidas à comunidade, interna e externa, ações de extensão sobre temas específicos e de interesse institucional”.

Também receberam o conceito 5 as bibliotecas, que contam com Sistema Integrado (SIB UNIFESO). Foram destacados a infraestrutura física “com atendimento especializado em seus diversos campi, com 36.000 títulos e 75.000 exemplares, disponibilizado para discentes, docentes, egressos e comunidade externa de Teresópolis”, e os serviços e informatização, que “auxiliam docentes, discentes, pesquisadores, funcionários, egressos e usuários externos, com consulta em plataforma interativa ao acervo físico e digital, com todos os exemplares catalogados nas unidades”.

Credenciamento

O credenciamento como Centro Universitário Serra dos Órgãos completou ano passado 10 anos, mas a história da Fundação Educacional Serra dos Órgãos – FESO, mantenedora do UNIFESO, com a cidade e região já vem de há mais de meio século.

A FESO foi criada em 1966 por um grupo de pessoas, setores e instituições da sociedade civil organizada. A instituição foi organizada como fundação de Direito Privado sem fins lucrativos passando a ser reconhecida como de Utilidade Pública Municipal em 1983.

O processo de implantação iniciou em 1970 com a criação da Faculdade de Medicina – FMT. Em 1975, foram criadas as faculdades de Administração e Ciências Contábeis. Em 1982, foi criado o Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) para atender à educação básica e em 1985, o curso de Graduação em Enfermagem. As Faculdades Isoladas foram transformadas em Faculdades Unificadas, com autorização do MEC, em 1994. Em 1995, foi implantado o curso de Tecnologia em Processamento de Dados, passando a Bacharelado em Ciência da Computação em 2006. Em 1997, a FESO encampou a Fundação Theodor Heuberger – PRO ARTE, para fomentar atividades artísticas e de incentivo à cultura. Em 1998, foi criado o curso de Pedagogia, seguido, em 1999, pelos cursos de Odontologia e Direito. Em 2000, foi implantado o curso de Medicina Veterinária e em 2001, o curso de Fisioterapia.

Em 1972, a FESO firmou convênio com a Prefeitura de Teresópolis para atuar no Hospital das Clínicas de Teresópolis, posteriormente certificado pelo MEC/MS como hospital de ensino e incorporado como unidade própria do UNIFESO. Entre 2001 e 2004, foram criados: a Odontoclínica, a Clínica Veterinária, o Núcleo de Prática Jurídica e a Clínica de Fisioterapia, atendendo a necessidade de implantação dos novos cursos. Em 2006, a Instituição foi então credenciada como Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). A demanda por cursos novos aumentou. Foram implantados os seguintes cursos: Farmácia, em 2008, em 2009, os cursos de Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura, Engenharia Ambiental e Sanitária, Matemática e Engenharia de Produção. Por último, o Curso de Engenharia Civil, em 2015. Em 2015 a IES constituiu o Núcleo de Educação a Distância (NUED), objetivando o credenciamento para a educação a distância em nível de pós-graduação, o que se concretizou em 2016.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui