Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis no combate ao Aedes aegypti

Prefeitura faz trabalho de conscientização nos bairros

Vistoria em obra inacabada - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 20/01/2017 -
Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Teresópolis estão visitando moradores de São Pedro, maior bairro do município.

Além de fazer vistorias nas casas, terrenos baldios e em obras inacabadas, com coleta de material para análise, os agentes orientam sobre as formas de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, o aedes aegypti. A ação de conscientização já aconteceu em vários bairros e terá continuidade até que todo o município tenha sido vistoriado. “Fizemos o mapeamento do bairro e a marcação de cada quarteirão do bairro. Com essa nomenclatura, cada agente fica designado para determinadas numerações de residências. A partir daí começaram as vistorias, com o auxílio de agentes comunitários das unidades de saúde da região”, explicou o agente de endemias da Secretaria M. de Saúde, André Barcelos.

O marceneiro Mauro Sérgio Oliveira enfatiza que os moradores devem autorizar a entrada dos agentes nas casas para a vistoria. “Esse trabalho é de suma importância. Todos os moradores deveriam deixar os agentes fazerem a inspeção porque a prevenção é fundamental. É uma questão de saúde pública. Não devemos esconder nada e se for encontrada alguma irregularidade, a gente procura solucionar.”

Vistoria nos bairros

A ação já aconteceu em vários bairros e localidades do interior e seguirá até que todo o município seja vistoriado, como explica o chefe do Departamento de Higiene em Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Rodrigo Couto.

“Os agentes já fizeram vistorias na Fonte Santa, Venda Nova e no Campo Grande, nas casas que foram desabitadas pelo Inea. Essa semana, a gente está no em São Pedro, que é um bairro maior, mais populoso, então temos um trabalho mais intenso lá. A partir da semana que vem a gente vai estar na Beira Linha. A cada semana vamos vistoriar um bairro”, ressaltou Rodrigo Couto.

Além das inspeções, serão montadas tendas em espaços públicos nos bairros visitados para reforçar a relevância da prevenção quanto à dengue. “O objetivo de montar a tenda nos bairros que a gente estiver visitando é fazer mais o trabalho de divulgação e de orientação dessa responsabilidade que a população tem em nos ajudar. Porque não conseguimos dar conta se os moradores não se conscientizarem sobre sua responsabilidade”.

Previna a dengue:

Cobrindo ou furando pneus;

Usando areia grossa em pratos de vasos de flores;

Ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;

Virando de boca para baixo garrafas vazias;

Tampando as caixas de água, etc.

Portal Terê - Com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui