Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Centro de saúde faz alerta contra o câncer de pele

Distribuição de folhetos explicativos e consulta médicas

Dermatologista Márcia Cristina Ferreira, diretor médico Delfim Fontes Moreira, diretor administrativo Roberto Bosi e enfermeira Roberta Costa - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 14/12/2016 -
Funcionários do Centro de Saúde Armando de Sá Couto, na Várzea, se mobilizaram numa ação preventiva, na segunda, 12/12, a fim de alertar a população sobre os cuidados para evitar o câncer de pele.

Entre os atendimentos, rodas de conversa, distribuição de folhetos explicativos e consulta médica com dermatologista.

“Resolvemos fazer a campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância de usar sempre protetor solar e evitar a exposição ao sol no horário de pico, entre 10h e 16h. A prevenção ao câncer de pele é o ano todo”, destacou a dermatologista Márcia Cristina Ferreira, uma das idealizadoras da ação.

Os pacientes aprovaram a iniciativa. “Fiquei muito preocupada com uma mancha e não sabia o que fazer. E na campanha fui atendida por uma médica, que me deu um encaminhamento para um especialista. Se não fosse essa ação eu não saberia como resolver o meu problema”, agradeceu Eliana Teixeira Soares. Ela foi ao centro de saúde com o marido, o vendedor Carlos Acácio da Silva Soares, que também foi atendido. “Excelente, muita gente precisa dessa oportunidade. Só temos que agradecer”, completou ele.

Segundo o diretor medico da unidade, Delfim Fontes Moreira, foi um dia especialmente focado na orientação. “Fizemos um mutirão de livre demanda para atender as pessoas com alguma mancha suspeita na pele e que queriam uma avaliação dermatológica. Foi como se fosse um Dia D. A prevenção é a grande iniciativa para reduzir essa patologia”, assinalou.

A enfermeira Roberta Costa abordou os pacientes na sala de espera e esclareceu dúvidas. “Abrimos uma roda de conversa e explicamos que a mancha do câncer de pele aparece de repente, às vezes em um local do corpo que não pega muito sol. Essa mancha coça, tem borda irregular e não é como sarda, que se agrupa numa região do corpo”, explicou.

Localizado na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, o Centro de Saúde da Várzea conta com três médicas dermatologistas, que atendem três vezes por semana, mediante agendamento de consulta. “O paciente pode vir com encaminhamento e , quando não tiver e for um caso mais grave, pode comparecer na unidade às 7h. Normalmente essa consulta é marcada para a própria semana”, orienta o diretor administrativo, Roberto Bosi.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui