Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Secretária afirma permanência do programa em 2016


Seminário Final sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Foto: Marcelo RozaTeresópolis, 08/12/2015 -
Realizado pela Secretaria de Educação de Teresópolis, aconteceu no sábado, 5/12, em seu auditório, o Seminário Final sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A iniciativa do Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação, Marlene Cupertino, fez o discurso de abertura do seminário e enfatizou que o programa continua em 2016. 'Não medirei esforços para que o PNAIC continue, e estou à disposição para dar todo o suporte necessário para que seja um sucesso em 2016', afirmou Marlene Cupertino.

A formação tem duração de 120 horas presenciais, mais 80 horas de atividades pela internet e a realização de três seminários. A coordenadora do PNAIC em Teresópolis, Cristina Esteves, avaliou a edição 2015 do programa. “A resposta dos professores tem sido o que a gente esperava, ou seja, uma mudança de prática na forma de ensinar. Os professores têm acreditado que é preciso repensar o trabalho que a gente faz na alfabetização e que repensando temos um resultado muito bom”.

As orientadoras de estudo Izabel Cristina, Luciana Pires e Simiana Venâncio apresentaram a performance ‘Dialogando sobre Interdisciplinaridade’, tema do PNAIC deste ano. Cristiane Corradine, Graziela Machado, Solange Maia, e Satiele Santos também integram o grupo de orientadoras de estudo.

O encontro contou ainda com palestras sobre os trabalhos da escritora, professora, arte-educadora e jornalista Ana Maria de Andrade e do ator, contador de histórias e produtor teatral Otávio Júnior. Conhecido como ‘O Livreiro do Alemão’, Otávio atua no segmento infantil desde 1988, é o fundador e coordenador do ‘Ler é 10 – Leia Favela, e desenvolve programas e atividades para promover a leitura.

Teresópolis aderiu ao PNAIC em 2013 e este ano contou com a participação de 120 professoras da Rede Municipal. “Eu vejo o PNAIC como uma ferramenta importantíssima para o nosso trabalho. Enquanto professora, dentro de sala de aula, percebi a mudanças nas crianças, como o aprendizado tem se tornado mais rápido. É uma experiência transformadora”, comentou a diretora e professora do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola M. Stella Moraes Simões, localizada em Vargem Grande, no 3º Distrito, Márcia Cristina da Rocha.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição responsável pela implementação do programa no estado, emite certificado para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores ao final de cada ano do curso. Além disso, o Ministério da Educação (MEC) oferece para os participantes uma Bolsa de R$ 200 durante os meses de formação continuada.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui