Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Educação Municipal realiza Seminário Étnico-Racial

 Treinamento para coibir o preconceito e a intolerância

Carla Delgado lembra a importância do Dia da Consciência Negra - Foto: Marcelo Ferreira
Teresópolis, 24/10/2015 -
A Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis realizou esta semana o II Seminário Étnico-Racial. O objetivo é oferecer subsídios aos profissionais de Educação de Teresópolis para trabalharem adequadamente o tema da diversidade étnica e racial nas escolas municipais.

Com o tema ‘Raça, Etnia e Gênero: Currículo Escolar atravessado de diversidade e direitos humanos’, o evento foi realizado nos dias 21 e 22/10, quarta e quinta, em três locais: Biblioteca Municipal, Teatro Municipal e auditório da SME. “A Secretaria Municipal de Educação entende que não podemos cobrar dos nossos educadores sem oferecer material e conhecimento sobre esse tema tão complexo e importante”, explicou Adriana Vital Santana, coordenadora da Educação do Campo e Diversidade da Secretaria.

Pesquisadora e estudiosa do assunto, a professora de artes Carla Delgado apresentou para orientadoras pedagógicas do primeiro e segundo segmento da rede municipal de Educação, na Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza, a sua Oficina de Arte da Cultura Africana. O objetivo foi oferecer subsídios artísticos para se trabalhar de maneira lúdica o tema em sala de aula.

“Queremos mostrar para os professores outros olhares, outras formas de trabalhar a diversidade étnica em sala de aula. Existem milhões de possibilidades lúdicas, em que as crianças vão ter contato com essa cultura, que é a nossa cultura, de forma prazerosa, já que no dia 20 de novembro comemoramos em todo o país o Dia da Consciência Negra”, argumentou a professora.

O Evento

Na manhã do dia 22, quinta-feira, o Teatro Municipal de Teresópolis recebeu uma série de atividades voltadas aos educadores municipais. As normalistas do Colégio Estadual Edmundo Bittencourt apresentaram a peça teatral ‘Entre Contos de Fadas’, onde se mostrou novos olhares sobre os tradicionais contos de fadas contados para as crianças. O Centro Educacional Helena Paula Tavares apresentou um coral de Libras com a música ‘Ser diferente é normal’ e a professora Valéria Barros, contadora de histórias da Secretaria de Educação, abordou o tema ‘Literatura Africana: pondo em prática a Lei 10.639’. O professor Leonardo Oliveira exibiu o documentário ‘Africanidade na família brasileira’ e a professora Juliana Abrantes Lima fez a exposição de uma aula a partir do documentário de Nelson Mandela.

No auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Agriões, a tarde também foi repleta de atividades, com apresentação da música ‘Canto das Três Raças’, interpretada pela cantora Iolanda dos Anjos, uma aula interdisciplinar do professor Daniel Amaro Coelho, da Escola Municipal Alcino Francisco da Silva, e oficina de artes da professora Marcia Tayt-Sohn.

Para o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, a questão étnica e cultural deve deixar de ser uma coisa pontual e festiva para se integrar de vez ao currículo e às relações humanas. “Nosso papel enquanto educadores é o de promover a igualdade na diversidade. Diferente de dez anos atrás, mais pessoas, escolas e educadores têm ciência, se não consciência, dessa outra parcela da população que precisa se ver na história e se ver de forma positiva e igualitária”, finalizou o secretário.

Portal Terê - Com informações da AssCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2015
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui